Cidades da Grande SP estão completamente alagadasReprodução: TV Globo
Já a Prefeitura de Carapicuíba, onde a chuva foi de 101mm, afirma que o ponto de alagamento está próximo ao Rio Cotia e que as equipes da Secretaria de Obras e Defesa Civil já estão trabalhando nesses locais, ressaltando "que choveu mais de 100 milímetros, chuvas bem acima do normal."
A reportagem entrou em contato com as prefeituras de Cotia e Jandira, mas ainda não obteve resposta.
Ainda de acordo com a concessionária, a mesma estrutura passou por uma reforma ainda em 2021, durante a gestão da Prefeitura de São Paulo, que já enviou engenheiros para avaliação da área.
- Evite transitar em ruas alagadas;
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores;
- Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) por meio do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
A expectativa é de maré alta e ondas que podem chegar até três metros entre o fim da tarde desta Quarta-feira de Cinzas, 14, até sexta-feira, 16, a baía e no estuário de Santos.
"Na região da baía de Santos, no entanto, há previsão de ondas que podem ultrapassar três metros de altura no fim da tarde de quinta-feira, 15", de acordo com informações do boletim do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta), em pesquisa realizada em conjunto com a Defesa Civil de Santos.
Nesta quarta, a chuva é esperada a qualquer período do dia, podendo chegar com intensidade forte em alguns momentos, de forma persistente e acompanhando raios. "O calor deve ser mais ameno e as precipitações podem continuar ao longo da quinta-feira, 15, mas em menor quantidade", de acordo com o órgão municipal.
Ainda segundo o meteorologista da Defesa Civil do município, Franco Cassol, são esperados de 45 a 90 milímetros de chuva. "Esse volume seria o acumulado dos três dias de chuva, incluindo entre terça e quinta-feira, embora o maior volume seja desta quarta-feira."
Estado de atenção para ressacas
Segundo o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção por causa da previsão de altura significativa das ondas, entre dois e três metros, podendo evoluir para "alerta" caso ultrapasse os três metros, conforme estimativa prevista para quinta-feira.
"Se as previsões oceanográficas se confirmarem, não são esperados impactos em estruturas urbanas costeiras de Santos devido à intensidade e direção preferencial das ondas", acrescenta o boletim do NPH-Unisanta.
Neste período, a Defesa Civil de Santos orienta que as pessoas evitem a prática de esportes náuticos e fiquem atentas aos carros estacionados em garagens subterrâneas.
Veja a previsão do tempo para Santos nos próximos dias, de acordo com a Meteoblue:
- Quarta-feira: entre 23ºC e 28ºC;
- Quinta-feira: entre 21ºC e 26ºC;
- Sexta-feira: entre 20ºC e 27ºC.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo disse que nas últimas 12 horas foram registrados acumulados de chuva em todo o território paulista, que variaram entre 50mm e 165mm. Em Santos, foi de 58mm.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.