Deibson Cabral e Rogério Mendonça escaparam de penitenciária federal em fevereiroReprodução

Fortaleza - Mais um suspeito de ajudar dois presos a fugir da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, foi preso nesta semana. O homem foi localizado em uma pousada na Praia do Futuro, em Fortaleza, capital do Ceará.
A prisão foi realizada por policiais da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco-CE), na última segunda-feira (1º). O mandado de prisão expedido pela 8º Vara Federal de Mossoró-RN.
Outras prisões já haviam sido realizadas no âmbito das buscas por Deibson Cabral Nascimento, conhecido como 'Tatu', e Rogério da Silva Mendonça, o 'Martelo'. Os dois escaparam no dia 14 de fevereiro e são os primeiros da história a conseguir fugir de um presídio federal.
Buscas se aproximam dos 50 dias
 
Forças policiais foram mobilizadas e a operação para recapturar a dupla chegou a ter cerca de 500 agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal Federal, Força Nacional e Corpo de Bombeiros, além de PMs dos Estados de Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Paraíba e Goiás, se revezando em turnos, dia e noite.
Passados quase 50 dias, os esforços das forças policiais envolvidas na recaptura não foram suficientes para alcançar os dois fugitivos. Mendonça e Nascimento, apontados como integrantes do Comando Vermelho (CV), seguem foragidos.
Na última quinta-feira (28), a Força Nacional deixou de atuar nas buscas. Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública afirma que, agora, a operação "entra numa segunda fase, focada em ações de inteligência", e que essas ações ocorrem no âmbito da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), composta por PF, Polícia Civil, PRF, PM e Polícia Penal.