Soldados devem ser preparados para enfrentar calamidades climáticasDivulgação/ Governo Federal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que conversou com o comandante do Exército, general Tomás Paiva, para que jovens que sirvam ao Exército sejam especializados na defesa civil e no enfrentamento a desastres climáticos.
"Conversei com o comandante do Exército, o general Tomás, e disse a ele que quem sabe a gente devesse aproveitar os jovens que vão servir o Exército para que a gente os especializasse em defesa civil, para que eles estivessem preparados para enfrentar desastres climáticos", afirmou o presidente, em entrevista à Rádio Norte FM nesta quarta-feira, 11.
COP30
Na entrevista, Lula repetiu que o Brasil levará à COP30, conferência anual realizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), a cobrança para que os países ricos façam o repasse de recursos para o Fundo Amazônia. "Vamos levar a cobrança (sobre o que) os países ricos prometeram, desde 2009, de que teria um fundo para ajudar as pessoas que moram na floresta e possam viver dignamente", disse.