Anatel vai apurar erro em sistema de alertas após aviso falso de tremor
Mensagem foi disparado para dispositivos com sistema operacional Android
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou, nesta sexta-feira (14), a abertura de um processo administrativo para apurar o envio indevido de alertas de terremoto a diversas regiões dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Durante a madrugada, moradores dessas localidades receberam uma notificação falsa sobre um suposto terremoto no mar, a 55 km de Ubatuba, no litoral paulista. O alerta foi disparado para dispositivos com sistema operacional Android.
As Defesas Civis do Rio de Janeiro e São Paulo negaram, no entanto, que tenham emitido o alarme. Ambas reforçam que as suas bases de monitoramento - o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio (CEMADEN-RJ) e o Centro de Sismologia da USP, respectivamente - não registraram nenhum abalo sísmico.
Em nota, o Google afirmou que desativou o aviso de terremotos no Brasil, pediu perdão aos usuários e diz que investiga o ocorrido. A plataforma também reitera que sua ferramenta "não foi desenhada para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.