Fundadora da ONG diz que, ao resgatar Scooby, não conseguiu identificar de qual animal se tratavaReprodução / Redes sociais

Um cachorro de 14 anos foi resgatado em Fortaleza (CE) depois de ser vítima de maus tratos. O animal, chamado de Scooby, estava com 3 kg de pelo sujo, infestado de pulgas e carrapatos. A tutora, de 47 anos, foi presa em flagrante nesta semana e encaminhada para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).
Os maus-tratos ao animal só foram descobertos após uma denúncia feita ao grupo Anjos da Proteção Animal (APA). Scooby estava em um local anti-higiênico e sem acesso à água e comida. A APA o levou para o abrigo na região metropolitana, onde recebeu os primeiros cuidados.
A avaliação médica constatou que o cachorro estava "muito anêmico, com miíase (infecção causada por larvas de moscas), nódulos de sangue na pele e varejeiras saindo dos pelos", disse a ONG em um post nas redes sociais na quinta-feira, 27. 
Já nesta sexta-feira, 28, a tosa foi concluída, resultando na retirada total em 3 kg de pelos sujos que encobriam o corpo do câozinho. "A tosa foi feita de uma maneira tranquila e lenta com acompanhamento, inclusive, de veterinários. No início, a gente nem sabia qual tipo de animal era. Foi um choque, o impacto visual dele", comentou a fundadora da ONG, Stefani Rodrigues, em vídeo publicado nas redes sociais.