Casal cearense recebeu o prêmio no dia 18 de maioReprodução/LongeviQuest

Um casal de cearenses recebeu o prêmio de - "Casamento vivo mais longo do mundo" - com mais de 84 anos de união. Manoel Angelim Dino, de 105, e Maria de Souza Dino, de 102, iniciaram sua trajetória matrimonial em 20 de novembro de 1940.


Manoel nasceu em 17 de julho de 1919, enquanto Maria no dia 23 de abril de 1923, em Boa Viagem, no Ceará. A LongeviQuest, organização especializada em longevidade extrema no mundo, entregou o prêmio para o casal em 18 de maio, após alcançarem 84 anos e 178 dias de casamento.

O casal se conheceu em 1936, enquanto trabalhavam nos campos rurais para ajudar suas famílias. Manoel havia viajado para a região de Almeida, no bairro de Boa Viagem, para receber um carregamento de rapaduras quando encontrou Maria pela primeira vez, porém não resultou em nada na ocasião.

Alguns anos depois, eles se casaram, Manoel com 21 anos e Maria com 17. Após o casamento, o casal continuou trabalhando na agricultura, cultivando tabaco enrolado para sustentar sua família.

Ao longo da vida, eles tiveram 13 filhos, nove ainda vivos, e a família cresceu, alcançando 55 netos, 60 bisnetos e 14 tataranetos. De acordo com Maria, a chave para um casamento longo e feliz é bem simples - "o amor".

O recorde foi reconhecido pela LongeviQuest e pelo Guinness World Record em fevereiro deste ano.