Zema também comentou a relação do país com o BricsArquivo / Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Zema afirma que tarifaço é plano de Lula para recuperar popularidade
Alíquota de 50% sobre produtos brasileiros entra em vigor nesta quarta
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou, nesta quarta-feira (6), que o tarifaço dos Estados Unidos faz parte de um plano do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para aumentar a popularidade. A alíquota de 50% sobre produtos brasileiros entra em vigor nesta quarta.
"Criar um inimigo externo grande o suficiente para desviar o foco da corrupção e do desastre que Lula vem causando ao Brasil. O que o governo fez? Começou a provocar os Estados Unidos, cutucou o presidente Trump, se meteu com a imprensa americana e ainda teve a Janja chamando quem negocia com os americanos de 'vira-lata'", afirmou em um vídeo nas redes sociais.
Zema também comentou a relação do país com o Brics. "Como se não bastasse, Lula se enfiou de vez nos Brics. Rússia, China, Irã, só ditaduras e países autoritários. Provou, provocou e provocou, resultado? As relações com os Estados Unidos foram para o buraco."
A medida impõe uma sobretaxa de 40% a uma alíquota de 10% que já vinha sendo empregada sobre os importados do País. Trump excluiu das novas tarifas produtos essenciais para o Brasil, como suco de laranja, energia, aviões civis e seus componentes, fertilizantes, metais preciosos, pasta de celulose, entre outros. Mas incluiu o café e a carne.
Segundo Brasília, 36% das exportações do país para os Estados Unidos serão afetadas pelas tarifas adicionais.
* Com informações da AFP

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.