Políticos de esquerda criticaram as mensagens de texto e áudio trocadas entre o pastor Silas Malafaia e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O líder religioso foi alvo de uma ação da Polícia Federal (PF) assim que chegou em um voo vindo de Lisboa, nesta quarta-feira (20).
Os agentes cumpriram mandados de busca pessoal e apreensão de celulares em operação inserida na investigação que apura suposta tentativa de obstrução de Justiça e a continuidade do julgamento sobre a tentativa de golpe de Estado. O pastor ainda foi levado para prestar depoimento.
Além da apreensão de dispositivos eletrônicos, houve imposição de medidas cautelares, como a proibição de deixar o Brasil, bloqueio de contato com outros investigados e suspensão de passaporte.
De acordo com as provas colhidas pela PF, as mensagens foram enviadas no dia 11 de julho, pouco depois de o presidente norte-americano Donald Trump anunciar o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros. A medida foi atribuída a articulações feitas por Eduardo nos Estados Unidos, o que deixou Malafaia irritado.
Entre os materiais coletados, o que despertou atenção dos investigadores foram diálogos e publicações que apontam Malafaia como "orientador e auxiliar" das ações coordenadas por Jair e o deputado Eduardo Bolsonaro, com o objetivo de interferir no curso da ação penal.
Segundo o pastor, a postura do deputado fortalecia a esquerda e enfraquecia a imagem do ex-presidente. O líder evangélico ainda chegou a chamar o parlamentar de "babaca".
Em publicação no X (antigo Twitter), a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) chamou o diálogo de "vergonhoso" e afirmou que o pastor e o ex-chefe do Executivo são "traidores".
"Vergonhoso diálogo entre Malafaia e Bolsonaro: 'Quem é o Brasil para peitar os EUA? Mico contra um gorila'. O Brasil não é MICO. Vocês são TRAIDORES que agem contra o Brasil. O golpe que queriam era para achacar ainda mais o estado e o povo brasileiro", escreveu.
Vergonhoso diálogo entre Malafaia e Bolsonaro:“Quem é o Brasil p/peitar os EUA? Mico contra um gorila.” O Brasil ñ é MICO. Vocês sao TRAIDORES que agem contra o Brasil. O golpe que queriam era pra achacar ainda+o estado e o povo brasileiro. pic.twitter.com/RLsDm4XxIH
A deputada Jandira Feghali (PCdoB) também comentou sobre o caso. Nas redes sociais, a parlamentar comemorou a ação contra Silas Malafaia.
"Desta vez, responderão pelos crimes de coação no curso do processo e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. A mando do pai, Eduardo está há meses nos EUA tramando contra a economia e a soberania brasileira. De quebra, a PF também apreendeu o passaporte e o telefone do pastor Silas Malafaia, aliado de primeira hora no golpismo sem vergonha do clã Bolsonaro. Sem anistia!", publicou.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), afirmou que as mensagens "são a prova definitiva da conspiração dos golpistas contra o Brasil".
"São conversas indecentes entre pessoas que comemoram as sanções contra nossa economia, tramam contra a Justiça e não se incomodam com as consequências para o país e a população. Quanto mais se aprofundam as investigações, mais é revelado sobre os métodos sujos da extrema-direita, sua sede de poder e seu desprezo pela democracia e pela soberania nacional", escreveu.
As mensagens trocadas entre Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e Silas Malafaia sobre a chantagem de Donald Trump são a prova definitiva da conspiração dos golpistas contra o Brasil. São conversas indecentes entre pessoas que comemoram as sanções contra nossa economia, tramam…
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também criticou os diálogos. O ex-deputado publicou um vídeo em que questiona as ações do pastor como representante da fé cristã.
"E o Malafaia? É assim que se comporta um 'homem de Deus'? Chama de babaca o filho de Bolsonaro na cara do pai. Que exemplo é esse?", indagou.
Deus, pátria e família?!
As conversas recuperadas pela PF mostram o Bananinha xingando o pai de uma maneira tão desrespeitosa.
Esse é o modelo de família que os bolsonaristas defendem?
E o Malafaia? É assim que se comporta um “homem de Deus”? Chama de babaca o filho de… pic.twitter.com/LrkghcKXlm
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.