O discurso ocorreu enquanto Lula está em viagem à MalásiaRicardo Stuckert / PR
Lula diz que 'traficantes são vítimas dos usuários' ao criticar política de Trump
— Jornal O Dia (@jornalodia) October 24, 2025
Reprodução/CanalGov pic.twitter.com/eiBDqQSG9P
“Quando a gente fala em combater as drogas, talvez fosse mais eficaz a gente combater os nossos viciados internamente. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também. Você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra. Então é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga”, disse o presidente.
O discurso ocorreu enquanto Lula está em viagem à Malásia. O presidente defendeu que políticas públicas voltadas aos usuários poderiam ser mais eficazes do que medidas exclusivamente repressivas.
Oposição reage e acusa Lula de 'romantizar o crime'
A fala de Lula foi imediatamente explorada por adversários políticos, que acusaram o presidente de “inverter papéis entre vítimas e criminosos”.
O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) ironizou a declaração, dizendo que “no ritmo que vai, daqui a pouco o PCC vira ONG”.
Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime…
— Lula (@LulaOficial) October 24, 2025

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.