Fogos de artifício atingem público durante show de abertura da programação de Natal Reprodução/ vídeo/ redes sociais

Um evento de abertura de Natal terminou em correria na noite deste domingo (30), em Estação, cidade da Região Norte do Rio Grande do Sul. Pelo menos oito pessoas ficaram feridas após serem atingidas por fogos de artifício.
A programação, que segue até o dia 21 deste mês, tinha como objetivo marcar o início das celebrações para o dia 25, dia do Natal. O evento começou às 17h, com o primeiro Festival das Árvores Iluminadas do município, acendimento das luzes, a chegada do Papai Noel, show de fogos e um espetáculo com uma banda.
A confusão começou quando o público parou para assistir a queima dos fogos. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que os artefatos explodiram lateralmente, partindo do telhado de um prédio de um pavimento em frente à praça da cidade, e não em direção ao céu, como previsto.
Nas imagens, é possível ver as pessoas correndo e gritos de desespero enquanto os fogos atingem o público e veículos estacionados, que ficaram com os vidros quebrados pelo impacto.
Veja o vídeo:
Os feridos foram encaminhados para um hospital em Getúlio Vargas, cidade vizinha de Estação. De acordo com o diretor da unidade hospitalar, pelo menos oito pessoas receberam atendimento no local. Elas foram "medicadas, [foram] feitos curativos e liberadas".
Em entrevista à Rádio Gaúcha, o prefeito, Geverson Zimermann, relatou que no momento do show de fogos houve alguma falha que fez com que eles explodissem para os lados, em direção ao público. As causas estão sendo apuradas.
A prefeitura do município divulgou uma nota lamentando o ocorrido e afirmou que todos "foram prontamente atendidos".
"A Administração Municipal lamenta o incidente ocorrido hoje, envolvendo o uso de fogos de artifício, que infelizmente resultou em ferimentos a alguns de nossos cidadãos, que prontamente foram atendidos. Neste momento a Administração Municipal se solidariza e fica à disposição da comunidade", publicou.