Determinação ocorreu na sexta-feira (5) e foi oficialmente publicada nesta segunda-feira (8) no DOURafa Neddermeyer / Agencia Brasil
Anvisa proíbe produtos capilares e de limpeza irregulares; veja quais
Ao todo, seis empresas foram afetadas pela decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição de diversos cosméticos capilares e saneantes que prometem ajudar no crescimento do cabelo, especialmente os que contêm minoxidil. A determinação ocorreu na sexta-feira (5) e foi oficialmente publicada nesta segunda-feira (8) no Diário Oficial da União (DOU).
Ao todo, seis empresas foram afetadas pela decisão da Anvisa: quatro que comercializam cosméticos capilares e duas que fabricam itens de limpeza. De acordo com a Agência, a medida é necessária pois os produtos estavam sendo vendidos sem o devido registro e aprovação do Ministério da Saúde.
Um dos produtos teve a comercialização suspensa por alegar conter minoxidil, substância que estimula o crescimento capilar, em uma embalagem que induz o consumidor ao erro.
Suspenso
O Tônico Capilar Minoxi Turbo Glammour Professional, da empresa Glammour Professional, foi suspenso pela Anvisa por irregularidades, incluindo a menção ao minoxidil na embalagem e promessas terapêuticas, como "estimula o crescimento capilar".
A Agência confirmou que o produto não está de acordo com aResolução 529, que estabelece a lista de substâncias que "não podem ser utilizadas em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes". Ominoxidil está listado no item 372.
Produtos proibidos
- Bagna pó capilar/Bagna hair shadow sombra em pó/Bagna maquiagem capilar (cosmético), de empresa não conhecida pela Anvisa.
- Todos os produtos saneantes da empresa "Gasparelo Produtos de Limpeza e Higiene Ltda.".
- Macho Alfa Minoxidil Turbo (cosmético), da empresa "Douglas Rafael Oliveira da Silva".
- Acta BTI (saneante), de empresa desconhecida pela Agência.
- Todos os produtos cosméticos da marca Sabô Ageless, de empresa desconhecida pela Agência.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.