Foram 227 votos a favor da cassação e 170 contrários, além de dez abstençõesReprodução / Vídeo / Câmara dos Deputados
Veja como cada partido votou na sessão que rejeitou a cassação do mandato de Carla Zambelli
Com resultado, o processo foi arquivado
A Câmara dos Deputados decidiu, nesta quarta-feira (10), rejeitar a cassação do mandato parlamentar de Carla Zambelli (PL-SP). A parlamentar está presa na Itália desde junho.
Foram 227 votos a favor da cassação e 170 contrários, além de dez abstenções. Outros 105 deputados não compareceram à sessão. Eram necessários 257 votos para que o mandato fosse cassado. O processo foi arquivado.
Com a decisão, Zambelli mantém o mandato mesmo estando impossibilitada de comparecer às sessões, participar de comissões e exercer atividades parlamentares.
Veja como os partidos votaram
Todos os 65 deputados presentes do Partido dos Trabalhadores (PT) votaram pela cassação, enquanto, no Partido Liberal (PL), da deputada, 73 foram contrários e apenas um a favor: Icaro de Valmir, de Sergipe;
Todos deputados presentes do PDT (13 votos), PSOL (12 votos), PSB (11), PCdoB (9 votos), Solidariedade (4 votos), PV (2 votos) e Rede (3 votos) votaram pela cassação. Já os parlamentares presentes do PRD (5 votos), Novo (5 votos) e Cidadania (3 votos), aprovaram o projeto;
União Brasil (22 votos contra e 21 a favor), Republicanos (17 votos contra e 17 a favor), PSD (16 contra e 11 a favor), MDB (12 votos contra e 15 a favor), Podemos (6 votos contra e 4 a favor), Avante (4 votos contra e 2 a favor) e PRD (2 votos contra e 1 a favor) foram as bancadas que tiveram votação dividida sobre o tema;
Apenas o partido Novo teve todos os deputados votando para que Zambelli não fosse cassada (5 votos);
Os dez parlamentares que se abstiveram foram: Luiz Nishimori (PSD-PR), Pinheirinho (PP-MG), Romero Rodrigues (Podemos-PB), Benes Leocádio (União Brasil-RN), Jorge Goetten (Republicanos-SC), Júnior Ferrari (PSD-PA), Delegado Bruno Lima (PP-SP), Fabio Macedo (Podemos-MA), Fausto Pinato (PP-SP) e João Leão (PP-BA).
O resultado contrariou a recomendação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que aprovou por 32 votos a 2 a recomendação de perda do mandato.
Para visualizar como votou cada deputado, é possível acessar o site da Câmara dos Deputados e consultar a relação dos votantes da proposição REP Nº 2/2025.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.