Primeira edição do evento aconteceu em 2019 | Imagem: reprodução/ InternetLudmila Lopes (RC24h)

Acontecerá nesta quinta-feira (24), no Hotel Paradiso Corporate, em Cabo Frio, o II Fórum de Segurança da Região dos Lagos. O evento abordará o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A iniciativa é do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) em alusão ao Agosto Lilás e ocorrerá entre 10h e 14h.
O evento contará com palestrantes convidadas. Entre elas, estão a tenente-coronel Cláudia Moraes, coordenadora da Patrulha Maria da Penha do Rio de Janeiro, e Karoline Mendez, superintendente de Autonomia Econômica da Mulher da Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro.
A presidente do CCS, Patrícia Cardinot, afirma que o objetivo da segunda edição do fórum é buscar melhorias para as mulheres e para a população em geral. “O encontro não é destinado apenas para mulheres, mas busca uma conscientização também para os homens. Eles devem se solidarizar com os casos de feminicídios e agressões, nas quais a maioria das mulheres se encontra sem a menor condição de defesa, sobretudo quando os homens não aceitam o término de relacionamentos”, explicou.
Segundo a organização, o objetivo do encontro é repetir o sucesso da primeira edição, na qual emendas parlamentares beneficiaram as forças policiais com aquisições de quadriciclos, jet skis, ambulâncias, entre outros, além de reforçar a segurança do acesso à Região dos Lagos, na altura do município de São Gonçalo.
O evento é direcionado a todos os prefeitos da Região dos Lagos, deputados estaduais e federais, e vereadores das cidades da região.
Também participam e apoiam o fórum os Conselhos Comunitários dos sete municípios da Região dos Lagos; o Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP); a Polícia Militar; o 25º BPM; o 4º Comando de Policiamento de Área (CPA); a Polícia Civil; a Polícia Federal; o Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv); as Delegacias de Atendimento à Mulher (Deams); a Secretaria da Mulher do Estado Rio de Janeiro; as prefeituras e secretarias dos sete municípios da região dedicadas ao tema, as delegacias locais e também as comissões de Segurança Pública e da Mulher da Alerj.