Vila do Sol, em Cabo FrioReprodução/ Internet

Cabo Frio - Moradores da Vila do Sol, em Cabo Frio, realizarão um protesto no próximo sábado (2), às 10h, na entrada do bairro, em repúdio ao fechamento do acesso à Lagoa do Sudoeste.
Na manhã da última terça-feira (28), uma acesso ao local amanheceu cercado com uma cancela, portões com cadeados e uma placa proibindo o “acesso não autorizado à área aeroportuária”, com “risco à integridade física”.
“Isso é muito estranho. Ali não é concessão. Para colocarem uma placa, seja a prefeitura ou o aeroporto, tem que ter a normativa, uma lei e não tem nada disso”, questionou um morador.
Procurados, a Prefeitura de Cabo Frio disse que o local citado não é uma via de acesso a Lagoa do Sudoeste e, sim, uma servidão lateral da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Cabo Frio. “Na semana passada, após vistoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foi constatado que a movimentação de veículos coloca em risco a segurança da operação do aeroporto, sendo determinado o bloqueio do acesso pela autoridade aeroportuária”, informou o município.
Os moradores, no entanto, contestam essa versão. Eles afirmam que o acesso é utilizado há décadas pela população local e que nunca houve problemas de segurança.