Cavalos soltos são recolhidosReprodução
A operação foi coordenada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente, Saneamento e Clima; Agricultura e Pesca; com apoio da Guarda Marítima e Ambiental, Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e da 8ª Unidade de Polícia Ambiental (Upam). Alguns dos animais apresentavam sinais de maus-tratos e infestação por carrapatos. Todos foram encaminhados para a Fazenda Campos Novos, onde recebem cuidados veterinários.
Além do recolhimento, a força-tarefa no Braga também atua no combate a focos de incêndio, na retirada de usuários de entorpecentes em áreas de mata, na limpeza de pontos degradados e no monitoramento das áreas de preservação. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira, a estratégia é manter ações contínuas e técnicas para evitar danos ambientais. “Nosso trabalho é integrado com outras frentes da Prefeitura para garantir sustentabilidade e qualidade de vida”, afirmou.
A Romu e a Guarda Marítima e Ambiental, vinculadas à pasta, intensificaram o patrulhamento na região. O secretário Leandro Carvalho informou que o reforço nas ações atende a uma diretriz da atual gestão. “O prefeito tem cobrado atenção especial ao bairro Braga e os resultados da atuação conjunta são visíveis”, pontuou.
A Prefeitura disponibiliza o número 153, da Guarda Civil Municipal, para denúncias 24 horas por dia. A Secretaria de Agricultura e Pesca pode ser contatada pelo WhatsApp (22) 99924-5867. Já a Secretaria de Meio Ambiente atende pelo telefone (22) 3199-1313 e pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br.


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.