Poeta Victorino CarriçoReprodução
Nascido em 1912 no bairro Baixo Grande, em São Pedro da Aldeia, Victorino Carriço marcou sua trajetória com uma intensa produção literária e dedicação à vida pública. Foi o vereador mais votado de Cabo Frio em 1972 e presidiu a Câmara Municipal no ano seguinte. Mas foi na poesia que deixou seu maior legado, sendo autor de 14 hinos, incluindo o Hino Oficial de Cabo Frio e o do Colégio Sagrado Coração de Jesus, onde estudou.
Além dos hinos, Victorino escreveu três livros: “Mar e Amar”, “Vidas Mortas” e “Se Voltares”, que expressam sua sensibilidade, visão crítica e profundo amor pela região.
Reconhecido internacionalmente, o poeta participou de 34 associações culturais, incluindo instituições na Itália, Argentina, Uruguai, França, Espanha, República Dominicana e México, o que demonstra a dimensão de sua atuação artística além das fronteiras brasileiras.
“A celebração desta terça será uma oportunidade para reviver a memória afetiva e o impacto cultural de Victorino Carriço, cuja obra continua presente na identidade cabo-friense. O Charitas, espaço simbólico da cultura local, será o cenário ideal para essa justa homenagem”, afirma o secretário municipal de Cultura, Carlos Ernesto Lopes.




Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.