Apesar de ser comum em vídeos publicados nas redes sociais, a manobra representa direção perigosa e é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) reprodução/ redes sociais
O flagrante aconteceu enquanto uma pessoa fazia um vídeo sobre a praia. “Estava lá gravando um vídeo super legal para vocês, imaginem só! E, do nada, um motoqueiro aparece fazendo aquelas manobras radicais”, relatou a testemunha.
A prática do “grau” consiste em empinar a moto, levantando a roda dianteira enquanto o veículo segue em movimento, já no “RL”, o piloto fica sobre a roda dianteira, enquanto levanta a traseira. Apesar de ser comum em vídeos publicados nas redes sociais, as manobras representam direção perigosa e são consideradas infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Além da multa, que pode ultrapassar R$ 2.900, o condutor flagrado pode ter a habilitação suspensa e até responder criminalmente em caso de acidente. Em avenidas movimentadas, como a orla da Praia do Forte, o risco é ainda maior, já que coloca em perigo não apenas o motociclista, mas também pedestres, ciclistas e outros motoristas.
Autoridades de trânsito alertam que esse tipo de conduta não deve ser tratado como diversão, mas sim como uma infração grave que pode gerar consequências fatais.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.