Estandes de exposições durante o evento de aniversário do PETPBruna Maia
Em comemoração ao seu 23º aniversário, o Parque Estadual dos Três Picos (PETP) promoveu, na quinta-feira (5), uma ampla programação de educação ambiental no Núcleo Jequitibá, em Boca do Mato, distrito de Cachoeiras de Macacu. O evento, que também marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente, reuniu instituições, projetos socioambientais e representantes do poder público em uma grande feira de conscientização e atividades práticas.
Com foco em conservação, sustentabilidade e sensibilização ambiental, o evento ofereceu uma série de exposições interativas e oficinas educativas. Entre os destaques estavam a “Oficina de Observação de Aves”, promovida pela UERJ/FFP, e ações desenvolvidas por instituições como Fiocruz, Embrapa, Instituto Vital Brazil, Museu Nacional/UFRJ e o Projeto Guapiaçu. Temas como poluição, mudanças climáticas, coleta seletiva e preservação da biodiversidade foram abordados de forma lúdica e informativa.
A gestora do parque, Maria Alice Picoli, anfitriã da comemoração, reforçou a importância da união entre instituições públicas, sociedade civil e pesquisadores na construção de políticas de proteção e valorização do território.
Com mais de 65 mil hectares, o PETP é a maior unidade de conservação estadual do Rio de Janeiro e abriga uma das mais importantes áreas de Mata Atlântica do país. Eventos como esse reforçam seu papel estratégico na promoção da educação ambiental e no incentivo ao turismo consciente.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.