A comitiva tomou conhecimento de todos os detalhes e ficou impressionada com a experiência de Campos Foto Wellington Rangel/Divulgação

Campos - A marca positiva da administração Wladimir Garotinho, em Campos dos Goytacazes (RJ), reconhecida por 93% da população (na soma de bom, regular e ótimo, segundo pesquisa do instituto GPP divulgada em março), é refletida até na merenda escolar; o item está servindo de referência para outros municípios.
Nessa terça-feira (18), o secretário de Educação de Queimados, da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, André Luiz Monsores de Assumpção, visitou duas unidades escolares da rede municipal de ensino de Campos, para conhecer a experiência na alimentação escolar.
Assumpção estava com sua equipe técnica e foi recebido pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres; subsecretária de Gestão Orçamentária e Financeira, Carla Patrão; e assessores.
Acompanhada pela coordenadora de Nutrição Escolar, Suellen Balbino da Silva, a comitiva esteve na Escola Municipal Walter Siqueira e a Creche Ruth Chagas, no Parque Julião Nogueira. Assumpção elogiou o serviço prestado em Campos e afirmou que a visita foi recomendada pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane).
"A Secretaria de Educação de Queimados está nesse processo de reformulação do modelo de trabalho e estamos avaliando as experiências positivas”, explicou o secretário, ressaltando: “Campos foi recomendada e citada pelo Cecane como uma boa experiência no Estado, como referência, com um case de sucesso”.
“Quisemos vir conhecer de perto para entender como funciona e nos espelharmos, para aprimorar nossos serviços”, enfatizou o visitante. Suellen Balbino detalhou os efeitos da qualidade das ações do setor educacional municipal reconhecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A coordenadora de nutrição pontuou que, “em razão do trabalho de excelência, Campos foi selecionada pelo FNDE para participar de uma atividade de monitoramento e assessoria técnica junto às prefeituras do Rio de Janeiro, que tem como objetivo levantar informações e prestar apoio junto ao Pnae”.
Suellen revelou que a alimentação escolar do município está atendendo a legislação vigente, “visando contribuir para formação de hábitos saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais”.
De acordo com Marcelo Feres, os visitantes estiveram nas cozinhas das unidades, conheceram o estoque, cardápio, a despensa; “procuraram saber como acontece a fiscalização da merenda, documentação disponibilizada nas cozinhas, alimentos etiquetados com prazo de validade, verificando que o município cumpre rigorosamente o Plano Nacional de Alimentação Escolar”.
O secretário relatou que, além da qualidade da alimentação, a secretaria está promovendo ciclos de palestras para pais e funcionários sobre educação saudável: “O objetivo é promover a conscientização das crianças e responsáveis sobre a importância dos alimentos”.