A adutora original havia cedido junto com um dique às margens do Rio Paraíba do Sul durante temporal Foto César Ferreira/Secom (arquivo)
A adutora original havia cedido durante temporal, chegando a comprometer o abastecimento de aproximadamente 200 mil pessoas, a maioria de residências e estabelecimentos comerciais, na região central. As duas pistas da avenida na extensão do acidente tiveram de ser interditadas.
A reconstrução da parte destruída do dique (cerca de 100 metros) é feita pela Secretaria das Cidades, por iniciativa do governador Cláudio Castro, e está em fase final; no início houve empenho do governo municipal e participação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) na avaliação dos estragos.
Segundo O Dia foi informado, caso o remanejamento da adutora seja concluído neste final de semana pelos técnicos de Águas do Paraíba, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) poderá liberar imediatamente uma das pistas na extensão onde ocorreu o desabamento.
Quanto às obras no dique deverão estar prontas nos próximos 30/45 dias. Na última segunda-feira, o diretor de Águas do Paraíba, Juscélio Azevedo de Souza, reuniu a imprensa para informar a demanda da concessionária no sábado e domingo.
Juscélio explicou que “o período foi escolhido após o planejamento das equipes de trabalho, e também visando diminuir os impactos no abastecimento à população”; não está descartada a possibilidade de ocorrer queda de pressão da água na área central da cidade no domingo.
Em caso problema no abastecimento, a empresa ressalta que “caminhões-pipa estarão disponíveis para atendimento aos clientes, com solicitação através dos canais de relacionamento”. No entanto, Juscélio tranqüiliza que nenhum distrito, nem as localidades do interior, correm riscos de serem afetados.
“Todos dispõem de unidades independentes de captação, tratamento e distribuição de água”, aponta o diretor. A orientação para casos de dúvidas é entrar em contato com a empresa por meio de um dos canais de relacionamento (WhatsApp 21-972118064, site www.aguasdoparaiba.com.br, aplicativo Cliente Águas ou pelo 0800 772 042).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.