Duas jibóias foram encontradas na Baixada Campista e a terceira em uma avenida na no bairro da Penha Foto GAM/Divulgação
A apreensão dos pássaros ocorreu durante operação da Polícia Militar, que contou com apoio do GAM. Quanto às cobras (três jiboias), uma foi encontrada no distrito de Goitacazes, na Baixada Campista; outra na Avenida Newton Guaraná, na Penha, em via pública.
A terceira jiboia foi capturada no distrito de Donana, também na Baixada. Segundo o GAM, os repteis foram devolvidos à natureza em áreas de preservação permanente, mantendo o equilíbrio ambiental; todos os animais estavam em perfeitos estados.
O órgão alerta que a população deve ter cautela e nunca tentar resgatar esses tipos de animais: “Os agentes estão sempre prontos e preparados para realizarem o resgate de maneira consciente; nesse período de mudanças climáticas, os animais tentam encontrar um local para se protegerem e se alimentarem”.
Durante outra operação, a equipe do GAM resgatou um gambá em residência na Rua Saldanha Marinho, soltando-o na Área de Preservação Permanente. Quanto aos pássaros, a solicitação partiu da 134ª Delegacia de Polícia, por conta de uma ocorrência da Polícia Militar.
A ocorrência trata-se da apreensão de dois alçapões contendo quatros pássaros cada, Três pessoas que estavam com os animais (da espécie Volatinia Jacarina, popularmente conhecidos como “Tiziu”) e as armadilhas foram conduzidas à delegacia.
O GAM explica que as pessoas utilizavam trama de nylon, tipo rede de pesca, para capturar as aves: “Durante a averiguação, foi constatado que se tratavam de animais silvestres nativos, com comportamento de animais recém capturados e sem ferimentos”; foram soltos em espaço adequado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.