Acompanhado por Dr. Luizinho e várias outras autoridades Wladimir exibe o termo para início das obras Foto César Ferreira/Secom

Campos - Referência em traumas e em humanização do atendimento no interior do Estado do Rio de Janeiro, o Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos dos Goytacazes é a maior unidade pública de saúde do Norte/Noroeste Fluminense; brevemente estará ganhando um novo Pronto-Socorro.
A obra, orçada em cerca de R$ 15 milhões, é mais uma parceria alinhavada pelo prefeito Wladimir Garotinho, que fez o lançamento nesta terça-feira (13) com as presenças dos secretários estaduais Doutor Luizinho (Saúde) e Bruno Dauaire (Habitação).
“Estamos concretizando um grande projeto da nossa gestão, que é a obra de reforma, ampliação e modernização da fachada do Hospital Ferreira Machado; é uma obra grande, cuja importância é maior ainda”, observa Wladimir destacando que concretizar esse projeto é garantir a melhoria da qualidade do atendimento da saúde para as famílias.
Doutor Luizinho concorda com o prefeito: “Essa obra é fundamental para organizar o pronto atendimento da cidade de Campos; o governo do Estado ajuda a reformar o Hospital Geral de Guarus (HGG), que está ficando uma situação espetacular, e queremos que o Ferreira Machado fique no mesmo nível”.
O secretário reforça a parceria: “A Prefeitura de Campos, a cidade e o prefeito Wladimir Garotinho podem contar com o apoio do governo do Estado para continuarmos essa revolução na saúde”. Os recursos do projeto são frutos de emendas parlamentares articuladas pelo prefeito em Brasília.
A serem executadas em área aproximada de 1.800 metros quadrados, as obras possuem prazo final de entrega para 18 meses. No entanto, foi montada estratégia para que a unidade siga com a emergência atendendo normalmente, a cerca de seis mil pacientes por mês, a maioria vítimas de acidentes de trânsito.
“Esta obra vai ser feita com recurso de emendas parlamentares, mas fiz questão que o secretário Dr. Luizinho estivesse presente, pois o estado, o governador Cláudio Castro, tem sido um grande parceiro para a reconstrução de Campos”, afirma Wladimir.
Ficou ainda definido que o governo do Estado vai ajudar no custeio do HFM e na construção de uma Clínica de Hemodiálise. Outra novidade anunciada por Wladimir é que a fachada do hospital será totalmente revitalizada; “O projeto prevê o fechamento dos varandões, que vai propiciar a criação de 44 novos leitos”, conclui o prefeito
SÍRIO-LIBANÊS – Mais uma marca bastante positiva envolvendo o Ferreira Machado foi definida nessa segunda-feira (12), com o hospital sendo selecionado para o “Lean nas Emergências”, projeto do Ministério da Saúde que tem como um dos executores o Hospital Sírio-Libanês.
Para tanto, gestores da Fundação Municipal de Saúde (FMS) fecharam parceria com avaliadores do hospital paulista e seguirão coletando dados visando aprimorar os serviços de urgência e emergência, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde.
O presidente da FMS, Arthur Borges, explica que “o ‘Lean nas Emergências’ tem como objetivo aplicar os conceitos ‘Lean’, filosofia de gestão capaz de potencializar resultados de organizações de todos os setores, inclusive hospitais; o projeto também é executado em todo país pela Beneficência Portuguesa de São Paulo e pelo Hospital Moinhos de Vento”.
Borges avalia que a parceria entre os hospitais será fundamental para sequência da evolução nos atendimentos e reestruturação do HFM: “Já na visita técnica tivemos avanços; vamos continuar apresentando o nosso hospital para a equipe Sírio-Libanês para que eles possam coletar dados e definirmos os próximos passos desta parceria”.