Constantemente a fiscalização do Procon-Campos verifica qualidade dos produtos nos supermercados Foto Fernanda Gama/Divulgação
Os alvos principais foram agências bancárias, supermercados e a Enel Distribuição Rio (Enel RJ): “Temos pedido ao Procon-Rio que nos ajude no cumprimento de demandas pontuais, como as recentes, uma vez que nosso município é muito extenso”, explica Monteiro.
O secretário resume que há problemas pontuais, como filas em bancos, especificação de preços e qualidades de produtos em supermercados e tantos outros que o Procon tem enfrentado para solucionar, alguns com apoio da Vigilância Sanitária.
“Tamos estado atentos e prestado atendimento pessoal a todo consumidor que apresenta problemas ou dúvidas no mercado de consumo”, pontua Monteiro ressaltando que o apoio recebido pelo órgão estadual tem sido muito importante: “O ocorrido recentemente é um exemplo”, destaca o secretário.
Durante a ação do Procon RJ em Campos, cinco agências bancárias fiscalizadas (cujos nomes não foram revelados) apresentaram problemas, como filas, falta de banheiros acessíveis aos clientes, a inexistência do livro de reclamações e a carência de caixas para atendimento ao público.
Também foi constatada ausência de informação ao consumidor, como os telefones de contato do Procon e do Banco Central, situações já registradas pela secretaria municipal há cerca de duas semanas. Em alguns supermercados os fiscais encontraram produtos impróprios para o consumo, entre vencidos e sem especificação quanto à fabricação e validade.
QUEDA DE LUZ - “Outros problemas como remarcação de embalagens e câmaras com estruturas adquiridas, também foram flagrados nos estabelecimentos”, relata a Assessoria de Imprensa do órgão acentuando que quanto à contratação de energia elétrica Enel, a fiscalização apurou constante queda de luz em cinco bairros.
“O problema atrapalha o funcionamento adequado do comércio alcançado e dificultar o dia a dia dos moradores”, avalia o Procon assinalando que houve também relatos de queimas de aparelhos elétricos ocasionadas por picos de energia: “Os depoimentos dos moradores serão analisados, e apurados possíveis funcionamento na prestação de serviço da Enel”, adianta.
Confirmando procedimentos normais colocados por Carlos Fernando Monteiro, o Procon-Rio enfatiza que os autos vão motivar investigação contra a Enel, que deverá apresentar defesa para averiguação pelo corpo de analistas: “Caso as justificativas não sejam suficientes, a empresa também será multada”, conclui.
A sede do órgão municipal fica na Avenida José Alves de Azevedo, 236 - Parque Rosario, telefone (22) 981752561. Dentro da programação de interesse público, o secretário anuncia para o próximo dia 30 um evento para esclarecer “Os direitos do consumidor frente aos planos de saúde. Será no auditório do Centro Executivo (sede da prefeitura) com início previsto para 8h30.
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