Felipe Knust e Mauro Silva receberam equipe do Sebtae-RJ para tratar de empreendedorismo Foto César Ferreira/Secom

Campos – As políticas públicas desenvolvidas pelo governo de Campos dos Goytacazes (RJ) na área do desenvolvimento econômico colocam o município em destaque no ranking estadual da empregabilidade, a caminho de ser inserido no Programa Cidade Empreendedora.
Por iniciativa do prefeito Wladimir Garotinho, a equipe da área do desenvolvimento vem adotando medidas pontuais para retomada da economia; uma delas é a criação de empresas com geração de empregos, cujos lastros positivos têm sido registrados pelo Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) do Ministério do Trabalho.
O relato é feito pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, que nessa quarta-feira (28) recebeu, na sede da prefeitura, equipe técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ), para tratar de mais um passo no avanço do município.
A pauta cuidou especificamente da Inserção de Campos no Programa Cidade Empreendedora e envolveu também o subsecretário de Desenvolvimento, Concessões e Parcerias Públicos Privadas, Felipe Knust, que ajudou Mauro Silva a enumerar o quadro evolutivo do município.
Representaram a Sebrae Guilherme Reche (coordenador regional); Flávia Gudes (gestora de políticas públicas); e Orlando Thomé (consultor); eles conheceram iniciativas que têm o governo municipal como protagonista no fomento da economia com políticas públicas eficazes para o surgimento de novas empresas geradoras de empregos.
“Wladimir recomenda avanços nas ações para o desenvolvimento sustentável e estamos com todos os órgãos voltados para isso, trabalhando de forma integrada para avançar com as políticas de apoio ao setor produtivo”, comenta Mauro destacando que com apoio do Programa Cidade Empreendedora, a secretaria trabalhará 10 eixos de atuação para empreendedorismo.
Os eixos citados pelo secretário são nas escolas; fortalecimento de lideranças locais; incentivo à criação de salas do empreendedor; inclusão produtiva; gestão municipal com foco na inovação.
Também está definido incentivo à inovação tecnológica e sustentabilidade para o setor produtivo nos processos de produção e comercialização, “dentre outras temáticas que vão consolidar o fortalecimento da economia de forma perene e sustentável, independente de qual seja o governo”.
PROTAGONISTA - “Nosso propósito é estabelecer em Campos um Plano Estruturado de Desenvolvimento Econômico para uma base consolidada dos pequenos negócios”, concluiu Mauro Silva que tem seus posicionamentos avalizados por Guilherme Reche.
O coordenador regional do Sebrae reconhece que Campos já se destaca como protagonista na instalação de novas empresas; porém, ressalva que há necessidade de se fazer um raio X do que está sendo realizado e aprimorar os procedimentos para consolidar o desenvolvimento.
Na opinião de Flávia Guedes, o Programa Cidade Empreendedora “contribuirá para transformar o ambiente de negócios para o empreendedor do pequeno negócio, de forma a fortalecer a pequena empresa que, atualmente, responde por 96% dos negócios formalizados e é o segmento que gera empregos e movimenta e economia”.