Carlos Fernando e Wladimir Garotinho avaliaram os benefícios a partir do Procon-Digital Foto César Ferreira/Secon

Campos – Otimizar e garantir mais celeridade aos serviços estão em contagem regressiva na Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Campos dos Goytacazes; o município será o primeiro do Estado do Rio de Janeiro a ter o órgão 100% digital.
Um site já está sendo criado e a equipe de atendentes e advogados do Procon treinados; a previsão é de que, no máximo em dois meses, já esteja disponível para a população. As informações são do prefeito Wladimir Garotinho, que na manhã desta sexta-feira (30) participou do I Seminário do Procon, na sede da prefeitura.
O secretário executivo do órgão, Carlos Fernando Monteiro, explica que, a partir de então, o consumidor vai poder registrar reclamações e acompanhar processos, realizar juntada de documentos, tudo por meio eletrônico com a utilização de celular, computador ou tablet, sem necessidade de ir à sede do órgão.
De acordo com Wladimir, a digitalização dos serviços está no Programa de Governo e já foi implantado em várias secretarias: “A minha meta é terminar os quatro anos de governo com a Prefeitura 50% digitalizada; já temos serviços digitais na Secretaria de Fazenda e Planejamento com o planta on-line”.
O prefeito enfatiza que a Administração já iniciou o processo e, em breve, vai ser implantado na Procuradoria Geral, Transparência e Controle e, também, no Gabinete do prefeito e vice-prefeito: “O Procon Digital vai gerar transparência, celeridade, economia, sustentabilidade e uma série de benefícios”.
Carlos Fernando pontua que o Procon Digital faz parte do projeto Papel Zero e acredita que dentro de 30 a 60 dias a plataforma esteja pronta para atender a população: “O site vai ser aberto aos consumidores para realizar denúncias, transformando nossos processos administrativos em virtuais”.
Na avaliação antecipada do secretário, com a digitalização dos serviços, o número de reclamações pode aumentar, “uma vez que muitos consumidores não fazem as denúncias por falta de tempo de ir presencialmente ao Procon e, por isso, acabam desistindo”.
SEMINÁRIO - O I Seminário abordou o tema “Consumidores e os Planos de Saúde”. Em número bastante significativo, participaram estudantes de direito, que puderam se atualizar sobre as demandas na área do direito voltado à saúde. O evento teve a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) - 12ª subseção.
A primeira-dama, Tassiana Oliveira, também esteve presente e o palestrante foi o defensor público Lúcio Campinho, que compôs a mesa junto Wladimir, Carlos Fernando e Marcelo Freire, chefe de gabinete do vice-prefeito, Frederico Paes.
Wladimir aponta que desde a pandemia, a procura pelos serviços de saúde na rede pública aumentou muito: “Estamos ampliando e reabrindo unidades de saúde; cabe a nós do poder público ofertar mais e melhorar o atendimento; sou um defensor do SUS, pois é um grande plano de saúde público”.
Inicialmente, o seminário seria para capacitar os servidores do Procon, mas, Carlo Fernando argumenta que foi ampliado para advogados e estudantes de direito: “A nossa intenção é dar o máximo de informação para formar agentes multiplicadores; a capacitação se faz necessária devido às modificações legislativas que acontecem o tempo inteiro, precisamos estar atualizados”.