Mateus Souza disse que ao passar pelo centro de Campos, viu o ônibus do Hemocentro parou e doou Foto Acic/Divulgação

Campos – Instituição sempre atenta às ações de interesses públicos, a Associação Comercial e Industrial de Campos dos Goytacazes (Acic) está engajada na campanha de doação de sangue em conjunto com o Hemocentro Regional, que funciona em prédio anexo ao Hospital Ferreira Machado.
O objetivo é aumentar o número de doadores. Para tanto, a Secretaria Municipal de Saúde montou um cronograma para ações através da unidade móvel do hemocentro; na última terça-feira (11), o atendimento foi na Praça São Salvador, centro de Campos.
A participação da Acic como apoiadora foi considerada importante, inclusive incentivando à doação. Durante o dia foram realizadas sete captações de bolsas, beneficiando 28 pessoas; além de 20 pessoas cadastradas.
Nesta quinta-feira (13) o Ônibus do Hemocentro está em Macaé; no próximo dia 18, a unidade permanecerá durante o dia no Porto do Açu, em São João da Barra, na empresa Andrade Gutierrez.
Segundo a Acic, um dos doadores em Campos foi o professor de matemática da rede municipal, Mateus Souza Freitas, 26 anos; ele aproveitou a folga na escola para atender ao chamamento: "Eu sempre quis doar, mas não tinha oportunidade; ao passar pelo centro, vi o ônibus do Hemocentro e não pensei duas vezes, parei e doei", afirma.
O Hemocentro Regional atende diariamente, inclusive final de semana e feriados, de 7h às 18h. Com base em dados oficiais, a assistente social do órgão, Maria Gonçalves, ressalta que o ideal é realizar 70 doações diárias: “Mas, nesta época do ano caiu para 12 doações, número que ascendeu um alerta vermelho”.
O Hemocentro atende 25 unidades de saúde de 16 municípios do Norte/Noroeste Fluminense. O presidente da Acic, Fernando Loureiro, argumenta que “a entidade abraçou mais uma vez a causa, em parceria com o Hemocentro Regional, por considerá-la de extrema importância: “É um gesto de amor que não custa nada; uma bolsa de sangue pode salvar a vida de até de quatro pacientes”.
A assistente social orienta que para doar é necessário ter idade entre 16 a 69 anos, sendo que os menores de idade precisam estar acompanhando de um responsável: “A pessoa também deve pesar no mínimo 50 kg e estar bem de saúde; o doador não precisa estar em jejum, porém, é importante não ingerir alimentos gordurosos, como leite e derivados”.