Prefeito Wladimir ressalta a importância da Conferência para realização de debates de idéias Foto César Ferreira/Secom

Campos – A restauração da assistência social no município, através de programas sociais com foco na camada da população que vive em situação de vulnerabilidade vem sendo pontuada pelo prefeito de Campos dos Goytacazes (RJ), Wladimir Garotinho, desde quando ele assumiu o governo.
Esse compromisso foi reforçado pelo prefeito nesta quinta-feira (13), durante a XV Conferência Municipal de Assistência Social, no auditório da Universidade Cândido Mendes (Ucam). O evento, aberto nessa quarta-feira, teve como tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
Realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), cerca de 300 pessoas - entre profissionais da área, representantes do poder público e da sociedade civil, além de entidades assistenciais - participaram do evento.
- A política de assistência social está sendo retomada, com Restaurante do Povo, Café do Trabalhador, Cartão Goitacá, entre outros; sempre podemos fazer mais, por isso a gente busca aprimorar o que já existe e também busca novos exemplos, adaptando para a nossa realidade para mudar a vida das pessoas da nossa cidade – ressalta Wladimir.
O prefeito considera muito importante ter aberto as discussões no âmbito da Conferência: “A partir de então, a gente consegue levar situações municipais para níveis estadual e federal; muitas políticas públicas e leis implementadas nasceram através de Conferência; é bom ver a pluralidade de pessoas participando, como equipes técnicas, usuários, profissionais da área que estão aqui debatendo ideias”, conclui.
Na parte da manhã houve duas mesas de debates com sobre os temas “O avanço da Fome e da Extrema Pobreza” e “Convivência Familiar e o Direito à Moradia Digna”. Na sequência aconteceram plenária e votação de propostas, eleição dos delegados e votação de moções.