Várias lojas já arrumam as vitrines de forma que possam conseguir os consumidores Foto Acic/Divulgação

Campos – Na contagem regressiva para o Dia dos Pais, o setor comercial de Campos dos Goytacazes (RJ) alimenta a expectativa de um faturamento maior, prevendo aumento de até 15% nas vendas, a exemplo do que ocorreu no ano passado. Visando atrair a clientela, algumas lojas já programam promoções.
Ao fazer a observação, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Fernando Loureiro, lembra que o percentual de 15% é o mesmo registrado em 2022 no crescimento nas vendas.
“Para atrair os consumidores, as vitrines estão sendo arrumadas visando aquecer as vendas”, resume Loureiro. “E as estratégias não param por aí”, reforça David Pontes, gerente de um shopping na área central ressaltando: “Vamos sortear quatro vale- compras no valor de R$ 500,00 para quem fizer uma compra acima de R$ 50,00".
Loureiro incentiva que antecipar as compras e prestigiar o comércio local é muito importante para o desenvolvimento da economia e para manter os empregos que são gerados por esse segmento: "Os setores que devem registrar maior procura são os do vestuário, calçados e perfumaria", pontua.
SEGUNDO DOMINGO - A homenagem aos pais é no dia 13 de agosto; mas a data já foi 16 do mesmo mês, quando era celebrado São Joaquim, pai de Maria (a mãe de Jesus) pela Igreja Católica. A celebração a São Joaquim passou a ser em 26 de julho, junto de Sant´Ana, mãe de Maria, que virou o Dia dos Avós; porém os comerciantes mantiveram o mês.
O professor de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Sérgio Dantas, explica em entrevista à Agência Brasil, que “o Dia das Mães já existia, então a ideia foi: por que não ter também um Dia dos Pais? E, no Brasil, mais declaradamente, surgiu como uma ideia mercadológica, publicitária mesmo”. Prevalece o segundo domingo de agosto.