A tecnologia já está inserida na vida cotidiana dos alunos, segundo avaliação de uma professora Foto Wellington Rangel/Divulgação

Campos - A partir da próxima quarta-feira (13), até sexta (15), grandes nomes do mundo da tecnologia estarão debatendo temas como cidadania digital; o impacto das fake news na construção da cidadania e do conhecimento; futuro da educação com a inteligência artificial, entre outros assuntos, em Campos dos Goytacazes (RJ).
A iniciativa é do governo municipal, através da Secretaria de Educação, resumida no tema “A construção do conhecimento na Cultura Digital”, por conta do III Seminário de Tecnologias Digitais na Educação. A programação terá será desenvolvida no Teatro Municipal Trianon e na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).
Durante o evento estará acontecendo a III Feira de Educação, Inovação e Tecnologias; as inscrições podem ser feitas no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), https://WWW.pae-seduct-campos.com/programacao-seminario-tecnologias2023. Os detalhes também estão no mesmo endereço.
Entre os nomes estão o professor Júlio César Pereira, especialista em educação e inovação, com mais de sete anos de experiência no setor; Carlos Artur de Carvalho Arêas, graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, na Área de Concentração de Políticas e Gestão Institucional.
Um dos trabalhos será apresentado pela professora Luciane Morais, do espaço de Tecnologia e Mídias Digitais do Ciep Maestro Villa Lobos. Ela adianta que será um Ebook Digital feito por um grupo de alunas do 5º ano: “As crianças idealizaram a história, personagem, local onde se passa e, em seguida, com a ajuda da Inteligência Artificial, usando o app ChatGPT, foram complementando a ideia delas para formar o texto”, resume.
A professora avalia que ver alunos da rede pública, séries iniciais, trabalhando inteligência artificial é muito emocionante: ”O meu trabalho com robótica na escola é voltado para o ensino do 1º ao 5º ano, ou seja, séries iniciais; então, eu trabalho com alguns recursos da tecnologia que, de alguma forma, vão ao encontro desse perfil de aluno”, pontua Luciane.
Segundo a professora, esse perfil mudou: “Os alunos são os chamados nativos digitais; a tecnologia já está inserida na sua vida cotidiana, então eu penso que a escola também precisa dispor desses recursos que eles já utilizam e conhecem para contribuir para o aprendizado”.
Luciane realça que utiliza alguns recursos que além de causarem encantamento, são extremamente ricos para que o aprendizado realmente aconteça.