Hugo Leal e Wladimir Garotinho selaram mais uma parceria com foco da qualificação profissional Foto Reprodução/Vídeo

Campos – Qualificação na área de petróleo e gás natural para 60 jovens por semana, acaba de ser definida pelo prefeito de Campos dos Goytacazes (RJ), Wladimir Garotinho, em parceria com o Governo do Estado do Rio. De acordo com o prefeito, o link para as inscrições estará disponível em breve.
A iniciativa é focada em cursos do Qualifica Jovem, cuja definição aconteceu nessa segunda-feira (11), entre Wladimir e o Secretário Estadual de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal; também está envolvida a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.
Ao lado de Hugo Leal, Wladimir anunciou: “Estamos fechando uma parceria com a secretaria de Energia e Economia do Mar e a de Desenvolvimento Econômico do Estado, com meu amigo Vinícius Farah, para oferecer cursos de qualificação aos 60 jovens do nosso município, sendo 240/mês”.
O prefeito analisou que “é uma ótima oportunidade para todos os jovens que desejam se inserir nesse mercado de trabalho cada vez maior e mais competitivo”; ele ressaltou a importância do bom relacionamento com o governador Cláudio Castro na definição da política de parcerias.
Hugo Leal observou que a indústria de óleo e gás do Estado do Rio tem sido retomada: “Cada vez mais, nós temos recebido demanda de qualificação para essa mão de obra. Campos é um espaço de muita importância para essa indústria e, com a parceria entre as secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico, Economia do Mar, os governos do estado e municipal, estamos oferecendo aos jovens da região essa oportunidade de qualificação”.
O secretário realçou que o Qualifica Jovem exatamente é para qualificar e já colocar no mercado de trabalho, porque a demanda é das próprias empresas: “A iniciativa visa auxiliar na qualificação profissional dos jovens, facilitando inclusive na geração do primeiro emprego”, reforçou.
A ampliação do Programa de Empregabilidade em Campos faz parte das propostas de Wladimir e vem sendo articulada também junto ao governo do Estado. Em junho, por meio da Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego, foi definida a inserção de pessoas do município entre 270 mil vagas em nível estadual, para capacitação profissional.
Na oportunidade, o secretário municipal, Robson Barbosa, se reuniu com a secretária estadual de Trabalho e Renda, Kelly Mattos, definindo a inclusão de Campos no programa profissionalizante do governo do Estado. O acordo fechado nessa segunda-feira por Wladimir é considerado importante para a proposta.