Wladimir esteve na avenida para acompanhar a reabertura nas proximidades do centro da cidade Foto César Ferreira/Secom

Campos – Acompnhado do superintendente da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades, Luiz Gustavo Ferreira, o prefeito de Campos dos Goytacazes (RJ), Wladimir Garotinho, liberou nesta sexta-feira (15) a pista da Avenida XV de Novembro que dá acesso ao centro comercial do município. O trecho de cerca de 200 metros estava interditado há nove meses, por conta do rompimento de parte do dique de proteção do Rio Paraíba.
Parte da avenida estava com restrição para as obras de contenção. No dia 19 de dezembro do ano passado, parte do dique que margeia o rio se rompeu na Avenida XV, entre as ruas Barão de Miracema e Voluntários da Pátria; dois dias depois, por solicitação de Wladimir Garotinho, o governo do Estado enviou equipes de engenheiros para dar início aos trabalhos de estudo e topografia.
O prefeito lembra que em maio deste ano, o trecho que estava totalmente interditado, foi liberado em meia pista sentido Pecuária X Centro: “Durante cinco meses, a prefeitura, a fim de minimizar os transtornos para os comerciantes do local, criou estacionamento nas proximidades”. Wladimir analisa que foi uma obra difícil de ser realizada.
“Agradeço mais uma vez ao Governador Cláudio Castro e aos deputados estaduais Bruno Dauaire e Rodrigo Bacelar, que foram incansáveis em dar celeridade à obra”, reconhece o prefeito citando que, à época, tinha muita preocupação com o volume de água, já que o período era de chuvas e o rio poderia subir ainda mais: “Mas, depois de nove meses, estamos entregando e liberando a pista, beneficiando principalmente os comerciantes que sofreram durante o período, de interdição”.
UNIÃO IMPORTANTE - Na opinião de Wladimir, a parceria entre os governos federal, estadual e municipal foi fundamental para a conclusão das obras: “Desde quando assumi, busco parceria com o governo Estadual e Federal; Campos por si só não conseguiria sair da situação que se encontrava quando assumi a Prefeitura”.
O prefeito pontua que a união com o estado é essencial: “Ela vai continuar enquanto eu estiver como prefeito. Nós temos muitas obras em andamento; hoje temos cerca de R$1,3 bilhão em obras, sendo R$ 700 milhões em recurso municipal e o restante estadual; para onde o cidadão for tem obra, que gera emprego e ativa a economia da cidade, ao mesmo tempo em que fica mais bonita e melhor para se viver”, enfatiza Wladimir.
Sobre a conclusão das obras do dique, o Secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, aponta que uma vistoria foi feita em toda extensão: “Equipes da Defesa Civil e engenheiros do governo do Estado realizaram vistoria em toda a extensão do dique, pois ele é bastante antigo e merece nossa atenção; no entanto, não foi encontrada nenhuma anormalidade”.