Amy Júnior se reuniu com representantes do Exército e dos produtores, para definir lista dos produtos Foto César Ferreira (arquivo)
Companhia de Infantaria do Exército prestigia agricultura familiar do município
Chamamento público para a compra de alimentos aos agricultores tem apoio da Secretaria de Agricultura
Campos - Alimentos da Agricultura Familiar compõem o cardápio da Segunda Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro, em Campos dos Goytacazes (RJ). A unidade está promovendo novo chamamento público para a compra de produtos aos agricultores e empreendedores familiares rurais.
A lista de produtos a serem adquiridos foi definida pelas equipes do Programa Casa do Produtor Rural, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, em reunião com representantes do Exército; a iniciativa visou contribuir para que o edital prestigiasse, ao máximo, alimentos cultivados no município e região, favorecendo a participação de produtores locais.
O secretário Almy Júnior explica que o cadastro para a Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com dispensa de licitação, foi aberto na última sexta-feira (29) e segue até o dia 20 de outubro, prazo final de apresentação dos documentos para habilitação e a proposta de venda na Seção de Aquisições, Licitações e Contratos (SALC) da 2ª Companhia de Infantaria.
O endereço é Avenida Deputado Bartolomeu Lizandro nº 1184, Guarus, a partir de 8h e o edital da chamada pública pode ser conferido no portal da prefeitura. O interessado também pode recorrer à Casa do Produtor Rural, na Secretaria de Agricultura (Avenida Presidente Vargas, 180, Pecuária).
“Nos reunimos com representantes da Segunda Companhia para passar informações sobre a produção da Agricultura Familiar em Campos e sugerir a inclusão de alguns produtos”, destaca Almy Júnior; entre as sugestões apresentadas por ele está farinha.
A substituição de alguns itens por alimentos que já existem no município também foi sugerida como a troca das frutas maçã e morango, ainda não produzidas em Campos, por frutas tropicais, como abacaxi e banana.
“A secretaria vem prestando assistência técnica a produtores e agricultores familiares, incentivando a diversificação da agricultura, de forma que todos possam participar de compras públicas”, realça o secretário justificando que é mais uma forma de comercialização e escoamento de das produções pelos agricultores.
Almy Júnior lembra que o governo municipal também auxilia os agricultores familiares na hora do fornecimento, “cedendo o caminhão do Alimenta Brasil e equipe da secretaria para acompanhar o transporte e entrega dos produtos”.
OBJETIVOS - De acordo com a SALC da 2ª Cia. do Exército, “o objetivo da compra é promover a aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar e uma alimentação mais saudável”; outro fator é a oferta dos alimentos estar mais perto dos consumidores locais, permitindo que os produtos sejam frescos, diversificados, de qualidade e adequados ao hábito alimentar da região.
A SALC reforça que todos se beneficiam: “O agricultor familiar qualifica sua produção de alimentos para atender às exigências do mercado consumidor local e abre um novo canal de comercialização da produção; dessa forma, a 2ª Companhia de Infantaria utiliza seu poder de compra para aquecer a economia do município, contribuir com a inclusão social e produtiva dos agricultores familiares”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.