A unidade móvel do hemocentro ficou estacionada no shopping até 15 horas de sábado Foto César Ferreira/Secom

Campos – Por iniciativa da funcionária de um hospital particular da cidade (Gabrielle Tardy Baião, 42 anos), a direção do Hemocentro Regional de Campos dos Goytacazes (RJ), que funciona no Hospital Ferreira Machado, promoveu ação de doação de sangue no último sábado (7), até as 15h, por meio da unidade móvel, no Boulevard Shopping.
Dezenas de pessoas se sensibilizaram e o Hemocentro preparou um cronograma que continua nesta terça-feira (10) no Hospital São José, em Goitacazes, na Baixada Campista; dia 17 no Serviço Social da Indústria (Sesi), subdistrito de Guarus; Sesi do município de Itaperuna (24); Praça São Salvador, em Campos (25); São João da Barra (26); e Sesi de Macaé (31).
Segundo Gabrielle, o pai dela faleceu há quatro meses, aos 73 anos de idade, por causa de complicações após uma cirurgia cardíaca: “Ele precisou de transfusão de sangue e vi o quanto o cenário envolvendo a doação é preocupante; meu objetivo foi criar um processo de engajamento entre o Hemocentro e a população”, justifica.
Gabrielle incentiva quem não pode doar no sábado a comparecer ao hemocentro qualquer dia da semana. “O órgão funciona de segunda a sexta-feira, além de sábado, domingo e feriados, das 7h às 18h, para a doação de sangue, plaquetas e cadastro de medula óssea”, reforça a Secretaria de Comunicação (Secom).
Quanto ao agendamento da ida da unidade móvel aos bairros e a outros municípios da região, a orientação é ligar para os números (22) 98173-0463 e (22) 98175-2599, das 8h às 17h, ou enviar e-mail no endereço socialhemo2021@gmail.com.
Para ser doador as exigências são apresentar documento emitido por órgão oficial com foto, como RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH); ter boa saúde; pesar mais que 50 quilos; não estar em jejum; dormir ao menos seis horas antes da doação; não estar com doenças infecciosas; não ter vida sexual promíscua; não ser usuário de drogas; não ingerir bebida alcoólica.