Com vários serviços disponibilizados, a ação em conjunto será no Posto da PRF Foto Kelly Maria/Divulgação

Campos - Uma grande ação com abordagens educativas e serviços de assistência à saúde do homem será desenvolvida, nesta quarta-feira (22) e na quinta (23), das 9h às 14h, em Campos dos Goytacazes (RJ). Está programada para a BR-101, altura do km 78, no posto Lagamar da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por conta da campanha “Novembro Azul”.
A iniciativa é do governo municipal, em parceria com PRF; governo estadual; Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). Diversos serviços de saúde serão ofertados a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e pedestres.
Estarão disponibilizados vacinação de rotina, gripe e Covid-19; odontologia; Programa Tabagismo; nutrição; Hiperdia (aferição de pressão arterial e glicemia); testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C; dispensação de preservativos masculino e feminino; dispensação básica de medicamentos, entre outras ações.
Segundo a diretora de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, Francielle de Oliveira, a expectativa é de que cerca de 130 abordagens sejam realizadas em cada dia de ação: “Fechamos essa parceria para que, em conjunto, pudéssemos estar realizando essa ação para beneficiar toda a população, principalmente o público-alvo, que são os homens”.
CONSCIENTIZAÇÃO - Francielle reforça que estará sendo levada toda estratégia em relação à saúde, com vários serviços em comemoração ao Novembro Azul. A campanha Novembro Azul é universal, com foco no câncer de próstata; visa conscientizar sobre a importância da prevenção.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é 17 de novembro; a campanha Novembro Azul teve início em 2.003, na Austrália, visando chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.
De acordo com o Ministério da Saúde, diariamente, mais de 40 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e cerca de três milhões vivem com a doença no Brasil. Trata-se da segunda maior causa de morte por câncer no país, cuja estimativa para este ano é do registro de aproximadamente 68 mil novos casos.