Em mais uma investida de interesse regional, Wladimir esteve com Alexandre Padilha Foto Thiago Ferrugem/Divulgação

Campos - A votação definitiva do projeto de lei 1.440/19, que altera a classificação climática das Regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro foi a pauta do prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho, nessa quarta-feira (22) em Brasília. O projeto é do próprio, quando deputado federal, e já foi aprovado, por unanimidade, pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CAR) a de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
No início de outubro, Wladimir foi recebido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, articulando a colocação do projeto em pauta; ele estava acompanhado do senador Romário, da bancada fluminense e presidente da CAE. Atualmente, se encontra com pedido de vista do líder do governo, o senador Jaques Wagner.
Na nova investida, nessa quarta-feira, Wladimir recorreu ao ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha: “Seguimos na luta pela aprovação deste projeto tão importante para os municípios do interior do estado do Rio de Janeiro, que irá proporcionar linhas de crédito mais acessíveis e o benefício da garantia-safra aos pequenos produtores”. No entanto, o prefeito não revelou detalhes.
A proposta é garantir suporte às atividades produtivas do Norte/Noroeste Fluminense; além de criar condições favoráveis para o desenvolvimento; proporcionar as necessidades mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares que, frequentemente, enfrentam perdas de safra devido à estiagem ou ao excesso de chuvas; entre outros benefícios, nas duas regiões.
No relatório do projeto constam os seguintes municípios afetados pelas condições climáticas que os caracterizariam como semiáridos: Campos dos Goytacazes, Italva, Cardoso Moreira, São João da Barra, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Porciúncula, Natividade, Laje do Muriaé, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Varre-Sai, São José de Ubá, Miracema, Itaocara, Cambuci, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Carapebus, Conceição do Macabu, Macaé e Quissamã.
ESPORTE E CEASA - Wladimir fechou a agenda em Brasília à noite, no Ministério do Esporte; ele participou de reunião com o ministro André Fufuca, projetando investimentos para o esporte de Campos em 2024. Também participaram os deputados federais Doutor Luizinho (Rio) e Lula da Fonte (Pernambuco); ex-jogador do Flamengo, Athirson; e vereador do Rio de Janeiro, Felipe Michel.
Na noite de terça-feira (21), o prefeito havia conseguido garantir recursos da ordem de R$ 12 milhões para a construção do novo Centro de Abastecimento e Polo Agroalimentar (Ceasa) de Campos. “A proposta já constava do plano de governo de Wladimir como ferramenta para o desenvolvimento da agricultura em Campos e transformação do município em importante entreposto de distribuição e comercialização de alimentos”, realça a Secretaria de Comunicação (Secom) do governo municipal.