Durante a Feira de Oportunidades, vários serviços foram disponibilizados à população sem nenhum custo Foto Divulgação

Campos – O ranking de empregabilidade no interior do estado do Rio de Janeiro tem destacado Campos dos Goytacazes, na região norte, em posições significativas, com contribuição de novas empresas. Dados oficiais revelam que o município possui atualmente 176 mil pessoas ocupadas no mercado de trabalho, sendo cerca de 20 mil servidores públicos (municipais, estaduais e federais) incluindo estatutários (maioria).
O diretor de Indicadores Econômicos e Sociais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, economista Ranulfo Vidigal, aponta que no montante estão também incluídos cargos comissionados; colaboradores e estagiários, que atuam nos equipamentos municipais de diferentes segmentos, além dos aposentados e pensionistas.
Vidigal reproduz levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado no início de abril, Ele reforça que o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego levantou que, nos dois primeiros meses do ano, foram criados 237 postos de trabalho em Campos.
“Houve queda em janeiro, motivada pelo fim do movimento das festas de fim de ano, e a recuperação em fevereiro. Contudo, de janeiro de 2021 a fevereiro de 2025, já são 14.484 postos de trabalho com carteira assinada”. O economista contabiliza que nos três primeiros meses, foram abertas 410 empresas no município.
A observação de Vidigal é baseada em registros da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja): “Desde o início do governo Wladimir Garotinho, em 2021, a Jucerja contabilizou a abertura de mais de sete mil novas empresas, consequentemente, gerando empregos em Campos, que está no sexto lugar do ranking dos municípios do estado do Rio de Janeiro que mais abriram empresas”.
FORTALECIMENTO - “Acima de Campos, estão a capital, Rio de Janeiro, e os municípios de Niterói, Duque de Caxias, São Gonçalo e Nova Iguaçu. Em todo o ano de 2024, foram abertas 1.715 empresas”, realça o diretor assinalando que, através de sua folha de pagamento, por mês, o governo municipal injeta mais de R$ 100 milhões na economia local, contribuindo para a geração e manutenção de postos de trabalho em vários segmentos.
A qualificação da força de trabalho municipal é outro fator considerado bastante satisfatório por Vidigal: “Temos 25 mil universitários fazendo curso superior, além de outros grupos cursando pós-graduação, mestrado, doutorado e até pós-doutorado. Atualmente, também estamos com grande oferta de cursos de qualificação no setor offshore”.
Na opinião do economista, a iniciativa fortalece a mão de obra local para atender à demanda da indústria marítima e de óleo e gás, incremento também oriundo dos investimentos anunciados para a Bacia de Campos. Ele aponta o Porto do Açu, em São João da Barra, e empresas a ele ligadas, como potenciais empregadores da região.
“Atualmente, 70% dos empregos desses empreendimentos estão associados a Campos, porque muitas pessoas moram aqui, consomem e utilizam a estrutura existente no município em diferentes setores, como saúde e educação, entre outros”, avalia Vidigal concluindo: “Com isso, Campos já vem investindo em sua estrutura para atender a essa crescente demanda”.
OPORTUNIDADES - Desde quando assumiu, Wladimir busca investir em fontes que possam gerar postos de trabalho; a Feira de Oportunidades (que esta na segunda edição) é uma delas, realizada por meio da Secretaria de Qualificação e Emprego, quarta-feira (30), na Praça São Salvador, no centro da cidade. O secretário Vinícius Madureira analisa que foi um grande sucesso: “Atraiu um público expressivo em busca de qualificação profissional, intermediação
de mão de obra, vagas de emprego e acesso a serviços variados”.
Segundo Madureira, foram cadastrados 249 currículos pela secretaria, ampliando as chances de inserção no mercado formal: “A feira contou com a participação de empresas privadas, instituições educacionais, entidades filantrópicas e órgãos públicos, mostrando a força do trabalho conjunto em prol da população. Um dos destaques foi a participação inédita de novas empresas parceiras, que apresentaram novidades e ampliaram as opções oferecidas”.
O secretário assinala que nos stands montados no espaço, instituições parceiras - entre elas CIEE, Grau Técnico, Datafox, Instituto Politécnico de Ensino e Fundação CDL(Câmara de Dirigentes Lojistas) - ofereceram informações, inscrições para cursos e oportunidades de estágio e emprego. “Foi uma demonstração clara do compromisso da gestão com a geração de oportunidades”.
Madureira resume que a meta é seguir ampliando as ações e fortalecendo parcerias para alcançar ainda mais cidadãos. Também participaram do evento várias secretarias municipais e a Fundação Leão XIII, representando o governo do estado, que isentou segunda via de certidões de nascimento e casamento; habilitação para casamento; segunda via de RG e casamento averbado; além de outros serviços.