Durante a reunião no IMTT foram discutidos laudo técnico e novos critérios pela segurança viária Foto IMTT/Divulgação

Campos - Regras, rotas e horários e valerá até a entrega da Estrada dos Ceramistas (RJ-238), prometida para o fim do mês de junho pelo Departamento de Estrada e Rodagem (DER-RJ). São estes os principais pontos de nova portaria preparada pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), para veículos acima de quatro eixos no perímetro urbano de Campos dos Goytacazes.
A medida é articulada em função de decisão da juíza Helenice Rangel Gonzaga Martins, da 3ª Vara Cível de Campos, determinando a suspensão imediata da Portaria IMTT nº 21/2025, que proibia a circulação de veículos de carga com mais de quatro eixos nas vias urbanas da cidade. A magistrada acatou ação movida pelo Porto do Açu, instalado em São João da Barra.
Na ação o porto alega que prejuízos significativos à logística e à operação do complexo portuário em decorrência da interdição das vias urbanas. Ressalta que com a Estrada dos Ceramistas em obras e sem liberação para o tráfego, o único acesso é através de vias campistas, citando a Avenida Arthur Bernardes como principal. O presidente do IMTT, Álvaro Oliveira, adianta que estará apresentando laudos técnicos comprovando os impactos causados pelo tráfego de veículos pesados no perímetro urbano.
Nessa quinta-feira (5), Oliveira e o vice-presidente do IMTT, Davi Bonates, se reuniram com representantes de outros órgãos do governo, para elaborar uma nova portaria, cumprindo a decisão judicial. A publicação deve acontecer até o início da próxima semana: “Convocamos essa reunião de imediato para que possamos dar cumprimento à decisão judicial da melhor forma para o município”.
Oliveira ratifica que o IMTT está trabalhando para reorganizar o trânsito e o fluxo de veículos no perímetro urbano até que a Estrada dos Ceramistas seja entregue pelo DER-RJ: “Aguardamos que o novo prazo informado pelo órgão estadual, para o fim do mês de junho, seja cumprido". Desde a última segunda-feira (2), carretas com mais de quatro eixos estavam impedidas de circular pelo perímetro urbano.
ATÉ O FIM DO MÊS - Participaram da reunião o subsecretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Mansur; comandante da Guarda Municipal, Wellington Levino; diretor de projetos do IMTT, Paulo Dias, e o diretor jurídico do órgão, Renato Manhães; além dos subprocuradores gerais do município, Bruno Azeredo Gomes e Luiz Francisco Boechat. A iniciativa reforça estratégia focada em riscos à segurança viária, desgaste da malha urbana e descumprimento de obrigações do DER-RJ.
Oliveira lembra que a Estrada dos Ceramistas está com o trânsito fechado para qualquer tipo de veículo desde 2023 quando foram iniciadas as obras: “Em agosto de 2024, com a obra paralisada e a estrada em péssimas condições de fluxo, a rodovia foi reaberta para o trânsito e a obra foi retomada”.
O presidente do IMTT acrescenta que mo dia 2 de dezembro de 2024, a estrada foi novamente fechada para trânsito e andamento das obras: “No período de festas de fim de ano, quando o fluxo de veículos aumenta nas estradas e no perímetro urbano de Campos, o trânsito na Ceramistas foi liberado provisoriamente a pedido da Prefeitura de Campos. No entanto, desde janeiro de 2025, segue novamente fechada”.
“A base do pavimento está em fase de cura (secagem) e não atingiu a resistência mínima exigida, o que inviabiliza o tráfego de veículos, na atual fase, sob o risco de comprometimento da obra”, alega o DER, por meio de nota. No entanto, afirma que já solicitou à empresa contratada a preparação do trecho para viabilizar a liberação da via até o fim deste mês, seguindo critérios de segurança e engenharia.