O menino chegou ao Hospital Ferreira Machado em estado preocupante; mas já teve alta Foto Divulgação
Bronquiolite está em alta escala e pais são orientados contra a doença
UTI Pediátrica do Ferreira Machado tem atendido vários casos e atendimentos são alvos de destaques
Campos – O aumento dos casos de bronquiolite, especialmente em crianças de até dois anos preocupa a enfermeira Lívia Glória Esqueff, plantonista da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica 1 (UTIP 1) do Hospital Ferreira Machado (HFM): “Estamos com alta demanda. Por isso, reforçamos os cuidados que os pais devem ter”, alerta.
Entre as principais recomendações, a enfermeira pontua: manter a caderneta de vacinação em dia, evitar aglomerações e locais fechados, principalmente com os pequenos: “Bronquiolite é uma doença que exige atenção e é o que recomendamos aos pais; todo cuidado na prevenção, para evitar que os pequenos sejam acometidos”.
A UTIP do Ferreira tem sido alvo de elogios. Um exemplo, apontado pelo próprio hospital, é R.L., mãe de uma criança, que esteve internado na unidade após complicações causadas por bronquiolite. O menino chegou ao HFM após não apresentar melhoras com o tratamento feito em casa.
“Na consulta com a pneumologista, ela nos recomendou que procurássemos o HFM por ser um hospital com mais recursos. Seguimos direto para a emergência pediátrica e, já ali, ele foi atendido com urgência, narra a mãe comentando que tudo foi muito rápido e eficiente; mas o bebê teve uma recaída e houve necessidade de transferi-lo da enfermaria para a UTI.
“Foi um choque, mas a equipe nos passou muita segurança. Ali encontramos profissionais que acolhem com o coração. Eu vi Jesus em tudo: nos rostos cansados, nos sorrisos, na firmeza e na entrega de cada um. Jamais vamos esquecer”, declara a mãe. Lívia justifica: “Trabalhar sozinha não é possível. A força do nosso trabalho está no coletivo, enfermeiros, técnicos, médicos, nutricionistas, equipe da limpeza, todos são essenciais para o cuidado dos nossos pequenos pacientes”.
O diretor administrativo do HFM, Eduardo Costa, relata: “O depoimento dessa mãe representa aquilo que buscamos diariamente, oferecer um atendimento humanizado e de excelência. Nossas equipes das UTIPs, assim como todos os setores do hospital, trabalham com dedicação e compromisso. Receber esse reconhecimento nos inspira a seguir sempre em busca do melhor para os nossos pacientes”.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.