Acompanhado da primeira-dama Tassiana, Wladimir confirmou concurso público para professores Foto César Ferreira/Divulgação

Campos - Palestras, mesas-redondas e certificações técnicas marcaram o Simpósio Municipal de Educação promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) de Campos dos Goytacazes (RJ), encerrado nesta terça-feira (29), no Teatro Trianon. A abertura aconteceu nessa segunda-feira, com as presenças do prefeito Wladimir Garotinho e da primeira-dama, Tassiana Oliveira.
Envolvendo professores, gestores, pesquisadores e representantes de escolas da rede municipal, o evento debateu e compartilhou práticas pedagógicas inovadoras. Também propôs estreitar a articulação entre teoria e prática em sala de aula e fortalecer a formação continuada dos profissionais do ensino fundamental.
Tendo como mote ‘Saberes em Construção - Práticas e Diálogos Sobre Alfabetização, Avaliação e Recomposição da Aprendizagem’, o seminário buscou fomentar a troca de experiências entre educadores e especialistas de diversas áreas. Os participantes tiveram acesso a conteúdos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Programa Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
A secretária de Educação, Tânia Alberto, resumiu que a pauta enfatizou a formação de docentes para enfrentar os principais desafios do ciclo inicial: “Esse simpósio marcou o começo do segundo semestre letivo; foi importante por reunir profissionais de educação e tantos pensadores de outras áreas, para debater e apontar o futuro do ensino e da atuação em sala de aula”.
Tânia Alberto apontou como desafio tornar os professores que a evolução tecnológica requer, para lidar com a transformação que a educação precisa. Wladimir Garotinho confirmou que o concurso público para professores será realizado ainda este ano e anunciou o estudo de uma lei específica de bonificação para cada unidade que alcançar a meta do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Outro ponto bastante expressivo no evento foi a apresentação da Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem), pela coordenadora Talita Ernesto. Houve palestra da fonoaudióloga Isabela Brandt, sobre ‘O impacto da Consciência Fonológica no desempenho da leitura e escrita: estratégias para a sala de aula’; além de certificação do Performa – para professores do primeiro ano de escolaridade.
Isabela pontuou como as práticas ligadas à consciência fonológica podem contribuir para melhorar a precisão na leitura de palavras e reduzir as dificuldades iniciais de escrita. A secretária Tânia resumiu que a Certificação do Performa é promovida pela Seduct e refere se a um reconhecimento formal concedido aos professores da rede municipal que concluíram o Percurso Formativo Performa, uma série de capacitações vinculadas ao Programa Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
CINCO EIXOS - “A certificação atesta a participação em formações pedagógicas articuladas nos encontros da Efem”, realçou a secretária. A programação contou ainda com apresentação sobre as formações da Efem; Certificação do Performa para professores do segundo ano de escolaridade; palestra com Cipriano Carlos Luckesi, referência em avaliação da aprendizagem escolar; mesa redonda ‘Ensinar e aprender: preparando o futuro’.
Participaram Cipriano Carlos Luckesi, Tânia Alberto, Igor Pacheco Teixeira e Débora Chagas de Sales, com a mediação de Shayane Ferreira. A médica neuropediatra Nathália Moriguti abordou ‘O Neurodesenvolvimento Infantil - os estágios de desenvolvimentos e sua relação ao Desenvolvimento Cognitivo ligados às funções executivas’.
Na mesa redonda focada em ‘Manejo comportamental e educacional em alunos com diferentes perfis no processo de neurodesenvolvimento’, debateram Daniele Dias, Amanda Nascimento, Regina Lannes e Christiana Mitsi Laterça. Outros palestrantes foram Fabiana Buexm Nagib de Mattos (‘O tempo e as infâncias entre o relógio e o ritmo do coração’), Simone Mertz Ghizi (‘Conectar para ensinar estratégias para uma aprendizagem ativa”).
O ciclo de palestras foi fechado por Wilson Heidenfelder (‘A presença do professor na Era da Ausência’). O encontro teve cinco eixos estratégicos: avaliação, governança e gestão, infraestrutura física e recursos pedagógicos, formação de gestores e professores e reconhecimento e compartilhamento de boas práticas.
O ex-secretário de Educação, vereador Marcelo Feres, também participou do encontro, que foi organizado pela Efem e a equipe municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA/MEC), com apoio institucional do Sebrae, do Teatro Trianon, da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, da Brink Mobil e do Sicoob Fluminense. O ex-