As bandas marcaram o desfile com apresentações sincronizadas, contribuindo para fechamento com "chave de ouro" Foto Rodrigo Silveira/Secom
Comemorações da Independência têm encerramento com desfile em Guarus
Organizado pela Secretaria de Educação, evento aconteceu nesse domingo, reunindo estudantes, bandas e entidades
Campos – Espírito cívico e apresentações musicais envolvendo escolas e entidades de diversos segmentos marcaram a manhã desse domingo (21) no subdistrito de Guarus, em Campos dos Goytacazes (RJ). O evento aconteceu na Orla do Jardim Carioca (Avenida Bartolomeu Lizandro), fechando as comemorações da Independência do Brasil.
Organizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o desfile contou com outras secretarias; foi prestigiado pelo prefeito Wladimir Garotinho e outras autoridades: “Merecem elogios a organização, bem como a empolgação dos estudantes; além das fanfarras sincronizadas e as mensagens transmitidas pelas escolas”, comenta o prefeito.
Wladimir destaca também o grande número de pessoas ao longo da avenida: “A participação popular valorizou a programação e reforçou o espírito cívico/comunitário do campista”. Desfilaram 20 instituições e 11 bandas. O tema geral foi ‘Mudanças Climáticas: Causas, Efeitos e Consequências’, ilustrado pelas escolas através de coreografias e faixas.
“Esse desfile representou mais que uma celebração simbólica; foi uma aula viva sobre cidadania e responsabilidade ambiental para nossas crianças e jovens, comenta a secretária de Educação, Tânia Alberto, ao destacar o caráter pedagógico da iniciativa. Ela resume que o desfile “fechou com chave de ouro a articulação de escolas e parceiros para transformar a data em oportunidade de aprendizagem”.
A programação pelos 203 anos da Independência do Brasil foi aberta dia dois de setembro, em Campos, com solenidade na Praça do Santíssimo Salvador. No dia sete, feriado nacional, o desfile cívico militar aconteceu no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop); outro foi realizado dia 14, em Farol de São Tomé, envolvendo unidades escolares da Baixada Campista.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.