Na Uenf estarão concentrados serviços de órgãos públicos, para regularização de documentos de mulheres do campo Foto Ascom Uenf/Divulgação

Campos – Documentação, orientação, recreação infantil, acolhimento e conforto para as famílias que participarem da ação. Este é o resumo das ofertas que serão disponibilizadas durante o Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, que acontece em Campos dos Goytacazes (RJ), nos dias 11, 12 e 13 de novembro, na Universidade Estadual do Norte fluminense (Uenf).
A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. São parceiras as secretarias municipais de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural; Assistência Social e Cidadania; Saúde; Esporte e Meio Ambiente.
Estão ainda envolvidos: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Banco do Brasil; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj); Instituto Nacional de Seguro Social (INSS); Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); Receita Federal.
Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro; Defensoria Pública da União; Sistema Nacional de Emprego (SINE) e Fundação Leão XIII também apoiam o mutirão. Objetivo é fortalecer a agricultura familiar; com atenção especial às mulheres assentadas e acampadas da reforma agrária, quilombolas, marisqueiras, pescadoras artesanais, extrativistas, indígenas e ribeirinhas.
Superintendente federal do Desenvolvimento Agrário do Rio de Janeiro, Victor Tinoco aponta que, além dos serviços de documentação e orientação, o evento também contará com espaço de recreação infantil, garantindo acolhimento e conforto para as famílias que participarem da ação. Campos será o terceiro município do estado a receber o mutirão em 2025.
IMPACTO REAL - “Aa ação representa uma importante integração entre diferentes esferas de governo e instituições públicas em prol da cidadania no campo”, comenta Tinoco assinalando que as expectativas para o mutirão são as melhores possíveis: “É o terceiro mutirão que a gente executa no estado do Rio de Janeiro este ano”.
Segundo o superintendente, a ação integra mais de 20 órgãos federais, além dos estaduais, e conta com uma parceria muito importante da prefeitura de Campos: “Gostaria de reforçar esse apoio que vem sendo dado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura. Tem sido uma articulação muito profícua, que vai gerar um impacto real na agricultura familiar”.
O secretário municipal de Agricultura, Almy Junior, avalia que a parceria com o Incra e o MDA aproxima o governo da realidade do campo.: “Quando a gente trabalha junto, consegue entender de perto o que os produtores precisam e encontrar soluções mais rápidas e garantir que os trabalhadores rurais tenham acesso aos seus direitos”.
A superintendente regional do Incra, Maria Lúcia Pontes, destaca: “Para o sucesso do mutirão, contamos com o apoio da prefeitura de Campos e da Uenf, nossos parceiros de muitas ações. Estarão participando e oferecendo seus serviços diversos órgãos públicos municipais, estaduais e federais, como a Secretaria Municipal de Agricultura, o Detran, a Receita Federal e a Defensoria Pública”.