Foram encontrados mortos peixes da espécie Dourado também em Itaocara, Campos e São FidélisReprodução Redes Sociais

Em comunicado à população, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que, desde o dia 10 de junho, quando começaram os relatos sobre a mortandade de peixes da espécie “Dourado” (Salminus brasilienses), no Rio Paraíba do Sul, não tem medido esforços para atender os anseios por respostas e desvendar os acontecimentos que causaram a mortandade da espécie.
Das amostras coletadas e encaminhadas para os pesquisadores das Universidades, até o momento foram obtidos os seguintes documentos:
-Laudo anatomopatológico da UENF, que constatou um Quadro de Hipóxia Asfixiante, ou seja, causa da morte: asfixia.
-Laudo da UENF sobre amostras de águas coletadas pelo INEA em águas do Rio Paraíba do Sul e Rio Muriaé. Os elementos analisados foram Alumínio, Titânio, Vanádio, Cromo, Manganês, Ferro, Cobalto, Níquel, Cobre, Zinco, Arsénio, Selênio, Estrôncio, Molibdênio, Cadmio, Bário e Paládio. Todos os elementos estavam dentro dos padrões de aceitabilidade.
-Relatório FIPERJ/UFRJ de análise de conteúdo estomacal, os quais não apresentaram itens alimentares, que em se tratar de espécie piscívora (predadora) costuma ser normal encontrar estômagos vazios. Não houve indícios de alimentos contaminados nos estômagos das amostras analisadas.
Os peixes necropsiados não apresentaram presença de parasitas nem microrganismos patogênicos em todos os tecidos, o que descarta a possibilidade de morte em virtude de infestação ou infecção por esses organismos.
A Colônia de pescadores Z-21 vai coletar diversos exemplares de Dourados no Rio Paraíba do Sul, capturados de forma tradicional, que serão encaminhados para que os pescadores da UENF possam realizar as análises necessárias com o objetivo de afastar o receio de um problema generalizado nos Dourados do Rio Paraíba do Sul.
Essas informações vão balizar a atuação do poder público para poder tranquilizar a população e garantir o consumo seguro do Dourado.
Caso seja verificado a presença de dourados mortos ou moribundos na calha do Rio Paraíba do Sul, a população deve informar por meio dos telefones abaixo:

Secretaria de Meio Ambiente de Itaocara - (22) 98120-8730
Projeto Piabanha - (22) 99227-1472
Colônia de Pescadores Z-21 - (22) 99704-8882
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.