A programação com foco no parque foi diversificada e didática, envolvendo pessoas de diversas idades Foto Kaná Manhães/Secom

Carapebus – “Um local de valor ecológico ímpar e que serve como laboratório na natureza; além de abrigo para diversas espécies de fauna e flora das restingas, que em outros espaços do país estão em risco de extinção”.
A observação é feita pela secretária de Meio Ambiente de Carapebus (RJ), Melina Nascimento, com foco no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (Parna), que acaba de completar 25 anos. A comemoração teve ações bastante didáticas na linha da preservação.
O Parna é considerado um patrimônio de belezas naturais do município, visitado diariamente, principalmente por quem mora em Carapebus. Para marcar os 25 anos, com “dia D” sábado (29), o governo municipal promoveu contação de estórias, piquenique, atividade recreativa e descobertas sobre a rica história do Parna
Melina Nascimento comenta que foram temas importantes apresentados como parte de um encontro educacional na Lagoa de Carapebus, por meio das ações elaboradas, em parcerias, pelas secretarias de Meio Ambiente; Educação; Turismo; Cultura; Esporte e Lazer; além do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Houve palestra direcionada principalmente às crianças, sobre a importância de se preservar as belezas naturais e admirar as áreas preservadas. Também foi apresentada uma réplica do peixe Carapeba (de forte qualidade proteica e índice baixo de gordura) espécie bastante conhecida no município.
Coube ao projeto “Do Lixo ao Lixo”, da Secretaria de Cultura, confeccionar a réplica; ainda dentro da programação, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde e Programa do Idoso preparou um café da manhã, seguido de palestra com o subsecretário de Turismo, Juliano Luna.
O evento aconteceu às margens do Rio Carapebus, com atividades físicas aplicadas pela coordenadora do programa, Cláudia Fragoso; cerca de 50 pessoas que participam do “Vivendo com Saúde” estiveram envolvidas.