Independente das ações do dia a dia, a Secretaria de Saúde facilita os atendimentos via mutirão Foto Divulgação

Carapebus - Ação do governo municipal com proposta de levar dignidade e cidadania à população, o Mutirão da Saúde programado para esta semana em Carapebus (RJ) foi adiado para a próxima segunda-feira (4), por causa do mau tempo. Será realizado em espaço cedido pela Igreja Metodista situada no Alto do Caxanga.
O programa é desenvolvido pela Secretaria de Saúde e oferece serviços essenciais da Atenção Básica de Saúde às portas dos cidadãos. Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom), a intenção é iniciar pelas comunidades mais distantes.
“Os moradores que forem ao local procurar os serviços e atendimentos devem estar portando o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS)”, orienta a Secom ressaltando que o governo está comprometido em proporcionar aos cidadãos acesso aos serviços de saúde de qualidade, perto de suas casas.
O anúncio do adiamento do mutirão foi feito no final da semana, após o Instituto Nacional de
Meteorologia (INMET) ter emitido Alerta Amarelo (acumulado de chuva), com previsão é de chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, até às 10h desta terça-feira (29).
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) está em estado de alerta devido às constantes chuvas no município, mas informa não há registros de alagamentos e ocorrências. Os níveis da barragem da represa também não sofreram alterações.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 que, de acordo com a Secom, está atenta às necessidades da população e disponibiliza serviços essenciais: “As equipes do órgão continuam atentas e monitorando todas as áreas do município para garantir a segurança dos moradores”, garante.
Além do número 199, quem tiver necessidade pode ligar também para 193 e acionar o Corpo de Bombeiros. Ainda há a opção de enviar um SMS com o CEP 27998-000 para o número 40199; pelo sistema, a pessoa passa a receber alertas periódicos sobre as situações de maior gravidade.