No evento de Carapebus a proposta foi contribuir para o novo Plano Nacional de Educação Foto Secom/Divulgação
Pré-Conferência discute pauta para a Conferência Nacional da Educação
Iniciativa do governo de Carapebus aconteceu nesta quinta-feira, na Igreja Metodista Central
Carapebus – Com a atenção voltada para a Conferência Nacional da Educação (Conae) 2024, que será realizada nos dias 28 a 30 de janeiro em Brasília, o governo de Carapebus (RJ), por meio da Secretaria de Educação, realizou, nesta quinta-feira (19), uma Pré-Conferência.
A etapa nacional será promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e organizada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE). Um dos pontos a serem debatidos é o Eixo 7, que trata de educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia de uma vida com qualidade e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza.
O evento de Carapebus aconteceu na Igreja Metodista Central. O prefeito Bernard Tavares foi representado pelo vice, Marcelo Borginho. Também estavam presentes a secretária de Educação, Ivanete Fernandes; vereador Paulinho Cueca; Letícia Souza (Secretaria de Meio Ambiente); Andreza Cristina (ONG Juntos Somos Mais Fortes); Renato Batista da Conceição (Sindicato dos Professores de Conceição de Macabu); além de estudantes e profissionais da educação pública.
Os trabalhos foram abertos por integrantes da ONG, com uma apresentação cultural de capoeira. Em seguida, a poetisa e escritora, Ana Paula Filgueira, da Secretaria de Cultura, declamou a poesia de sua autoria, “Lagunas”.
Também com foco na Conferência Nacional em Brasília, haverá a etapa intermunicipal no próximo dia 30, na Cidade Universitária, em Macaé. Segundo o MEC, “a expectativa é que a Conae resulte na proposição de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a próxima década da educação no país”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.