Jovens e servidores da saúde assistem ao filme "Alarme Silencioso" e refletem sobre prevenção ao suicídioFoto: Divulgação

Casimiro de Abreu - Casimiro de Abreu viveu uma tarde de emoção e conscientização na última segunda-feira de setembro. Servidores da saúde, agentes comunitários e jovens participaram de uma sessão especial do filme “Alarme Silencioso”, no Cineteatro Meus Oito Anos, no Centro da cidade, como parte das ações do Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio. A exibição contou com pipoca e refrigerante, transformando o evento em um momento de acolhimento e diálogo.
O documentário acompanha um grupo de jovens atores que cria uma peça teatral sobre o reencontro de uma jovem que tentou suicídio com seus amigos de teatro. A narrativa dá voz a quem enfrenta ou enfrentou pensamentos suicidas, além de familiares e amigos, mostrando a importância do diálogo, da escuta e da empatia. A proposta é conscientizar e incentivar alternativas de cuidado para jovens em situação de vulnerabilidade emocional.
A iniciativa contou com parceria do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (CONLESTE), que reúne 16 municípios da região, e visa fortalecer estratégias conjuntas de promoção da saúde, cultura e desenvolvimento social, unindo esforços para gerar impacto positivo na comunidade.