Fernando MansurO DIA

A Unidade de todas as coisas é um fato na Natureza, nos ensinam os Sábios de todos os tempos. Nós, simples mortais, ainda não assimilamos essa ideia e, portanto, não agimos de acordo com ela. Entretanto, esse desconhecimento produz o resultado que assola o mundo há muitas eras, produzindo desequilíbrio e desarmonia.
Os Seres mais evoluídos, os chamados Iluminados ou Despertos – alguns dos quais você deve conhecer – tentam sempre fazer algo para nos inspirar a viver em concordância com os ideais de fraternidade. O esforço d’Eles é enorme, mas os resultados ainda são diminutos. Não é fácil praticar o Bem verdadeiro. Mesmo o apóstolo Paulo costumava se lamentar, indagando: “Por que não faço o bem que quero e sim o mal que não quero?” Se para ele era difícil, imagine para nós!
Mas se estamos vivos é nossa obrigação tentarmos aprender a entender e viver esse conhecimento, transformando-o em sabedoria prática. Mais do que um dever, é um direito que temos, um direito de nascença, sendo “filhos” de quem, de fato, somos. Nossas escolhas sofrem muitas influências e nem sempre são as mais corretas, contudo diz a Lei que “a semeadura é livre, mas a colheita é inevitável.”
Todos os reinos da natureza merecem nosso respeito e cuidados; a centelha divina passa por eles e, de algum modo, eles também nos constituem. Quando maltratamos um, estamos ferindo a Unidade. Gradualmente, à medida que essa consciência despertar em nós, o mundo se estará melhor, soma que é daquilo que sentem, pensam e fazem todos os seus moradores.
Sejamos bons inquilinos. Podemos. Vamos!
Fernando Mansur