"Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom." Mateus 6.24

Ao dizer no Sermão do Monte que "ninguém pode servir a dois senhores", o Mestre uma vez mais exorta a todos que o nosso relacionamento com Deus não pode ser dividido. Uma vez mais, o Mestre nos adverte sobre o compromisso de não desvirtuarmos o nosso foco. Podemos ver no texto em destaque que Jesus aconselha que ninguém pode servir a dois senhores, ou serve a Deus ou a Mamom. Segundo os estudiosos, o nome Mamom origina-se de uma palavra aramaica que significa riqueza. A história narra que Mamom era o nome do deus pagão da riqueza e da prosperidade. Verifica-se assim o motivo do Senhor Jesus nos advertir a não servirmos às riquezas.


Para se livrar de Mamom e de seus desejos, é preciso, em primeiro lugar, voltar-se para Deus de todo o coração e afastar-se de comportamentos dúbios, mantendo-se alinhado com Deus. O evangelista João disse: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele"  (1João 2.15). Assim, podemos dizer sem medo de errar ser impossível servir a Deus e a Mamom, por isso a escolha de quem adorar é pessoal. Neste ponto cabe uma interrogação: para quem você está olhando agora? Para Deus ou para Mamom? Tiago diz em sua carta: "Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tiago 4.4).


Infelizmente, muitos cristãos têm caído na armadilha de Mamom e assim tornaram-se prisioneiros da cobiça. Neste sentido, o autor da carta aos Hebreus nos adverte: "Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei" (Hebreus 13.5). Nas Escrituras, fica implícita a ideia de que a cobiça vem de uma incerteza com relação à providência de Deus e o amor pelo dinheiro. Não devemos esquecer que aqueles que se fazem servos do dinheiro não o têm apenas como senhor de sua vida, mas como o deus de toda a sua existência.


Uma das lições que podemos extrair dessa passagem bíblica é que nós não podemos servir a Deus e ao dinheiro, porque Deus é Senhor único e não renuncia o Seu lugar para nenhum outro. Infelizmente, a queda trouxe aquilo que o evangelista João, em sua carta, chama de concupiscência da carne, dos olhos e soberba da vida (1João 2.16). Lamentavelmente, não são poucos os que acabam se perdendo devido à cobiça. É por isso que a inclinação ao dinheiro era conferida pelos contemporâneos de Jesus a Mamom. Um cristão sobrepujado pela cobiça de acumular riquezas é irresponsável e delira em vãos pensamentos. Jesus disse: "(...) A vida de qualquer não consiste na abundância do que possui" (Lucas 12.15). Para refutar tal pensamento, consideremos as palavras do apóstolo Paulo: "Mas os que querem ser ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores" (1Timóteo 6.9-10).


O problema aqui não está em possuir riquezas, mas em ser possuído por elas. Especial destaque devemos dar àqueles que têm riquezas, entretanto servem a Deus como Senhor de todo coração, estes depositam os seus bens e os seus esforços ao serviço do Senhor e para expansão do Seu Reino. Assim, escolher servir a Deus é a melhor opção a ser feita, mesmo que isso exija sacrifícios e renúncias. Se o nosso dinheiro não for usado de modo a promover o Reino de Cristo, não passará de um monte de esterco. Assim, não devemos servir às riquezas como se estas fossem um ídolo. Devemos nos servir dela para adorar a Deus e amparar os mais carentes (1João 3.17).


ORAÇÃO DO DIA:
Nossa oração hoje é para avançarmos em nosso entendimento de quem Deus é e do que Ele fez por nós. Que possamos ter o entendimento de que devemos adorá-Lo, exclusivamente, com todos os nossos bens e adorar outros deuses é um insulto contra Ele, porque são deuses falsos, sem poder e riquezas.

Fonte: Livro 'Ser Relevante'. Autor: Bispo Abner Ferreira. Editora Betel.