Senador Major Olímpio do PSL-SP teve morte cerebral após complicações da Covid-19Agência Brasil

Por Leandro Mazzini
A maioria dos brasileiros é a favor do lockdown, contrariando a fala recente do presidente Jair Bolsonaro de que o povo seria contra o fechamento dos serviços não essenciais. É o que revela sondagem nacional exclusiva da Paraná Pesquisas para a coluna. Entre os ouvidos, 56,8% são a favor dos decretos dos governadores que 'fecharam' os estados, e 39,8% se disseram contra; 3,4% não souberam responder. No recorte da pesquisa, observa-se que as mulheres (59,7%) são mais a favor do lockdown que os homens (53,6%).

Faixa etária

As restrições também são mais apoiadas pelos mais velhos. O índice sobe gradativamente nas cinco faixas etárias de 16 a acima de 60 anos, detalhados pela pesquisa. O leitor pode encontrar os detalhes no nosso portal.

Perfil

A Paraná ouviu 2.456 brasileiros por telefone, em 202 cidades dos 26 estados e DF, de 5 a 9 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

De herói a vilão

Como no Brasil nada segue o script, começou a crucificação do ex-juiz Sérgio Moro no Judiciário. Será punido o homem que tentou trabalhar contra a corrupção. A despeito de seus eventuais erros.

Aperto aéreo

São tempos de caixa apertado. Dos artistas que mais faturam com shows e direitos autorais, o sertanejo Fernando, da dupla com Sorocaba, sente falta do jatinho. Voou ontem na Azul (voo 4054) de Campinas para Brasília, com cara de poucos amigos.

Bom exemplo

O artista segue num vaivém entre as cidades por boa causa. Nesses tempos sem shows, luta por lei que beneficie o setor de entretenimento para evitar mais prejuízos à classe. O parceiro de palco Sorocaba já esteve com o presidente Jair Bolsonaro em janeiro.

Foco nacional

Após a visita de milhares de prefeitos e assessores ao Congresso Nacional (em especial à Câmara dos Deputados) nas últimas semanas, atrás de emendas parlamentares, a situação ficou complicada. Muitos estavam contaminados e assintomáticos. Centenas de assessores pegaram covid-19. Há gabinetes com dois, até três positivados.

Em tempo

Pelo menos cinco senadores tiveram confirmação da doença. E três deles estão internados na UTI: Alessandro Vieira (SE), Major Olímpio (SP) - FOTO -  e Lasier Martins (RS).

Reforma é emprego

A Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse) enviou ofícios aos presidentes da Câmara e Senado defendendo a importância do projeto ‘Simplifica Já’, que contempla alternativa para a Reforma Tributária, em tramitação nas casas legislativas. No ofício, assinado também por 118 entidades, defendem o emprego como foco da Reforma Tributária e solicitam audiências com os presidentes das duas Casas.

Manifesto

Há dias, as entidades assinaram um manifesto em defesa do movimento ‘Simplifica Já’, que entre outros pontos inclui a desoneração da folha salarial. “Esse ponto, não contemplado nas PECs em análise, é considerado urgente no atual cenário em que a taxa de desemprego está em 14%”, afirma à Coluna o presidente da Cebrasse, João Diniz.

Termômetro

O assunto ferve nas redes sociais. Lula da Silva (PT) deve ser candidato a presidente ou não? Até ontem à noite, a enquete no Twitter @colunaesplanada tinha mais de 82,5 % votos a favor da candidatura do petista.

ESPLANADEIRA
# Thiago Gomide, Presidente da Roquete Pinto, Bettina Chateaubriand, Rádio Cidade, e Nayara Alves, Antena 1, participam da palestra “Precisamos falar sobre Rádio”, dia 17, na Universidade Veiga de Almeida. # Itaú Unibanco e Visa lançam campanha “Toda compra é uma chance”. # Evento online e gratuito, “Mostra Plataforma Dança Intercâmbio”, acontece até o dia 28. # Duo Santoro faz turnê inédita pelo Estado do Rio de Janeiro, neste mês. # Deputado Márcio Pacheco apresenta projeto de resolução para conceder Medalha Tiradentes a ex-deputada Sandra Cavalcanti.
A seção Esplanadeira divulga informações de cultura, esporte, mercado, ações sociais e outras, sem qualquer contrapartida de anúncios ou financeira. Envio de sugestões para reportagem@colunaesplanada.com.br