Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro José Mucio Monteiro - José Cruz / Agência Brasil
Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro José Mucio MonteiroJosé Cruz / Agência Brasil
Por Leandro Mazzini
O atual presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro, é aposta para disputar o governo de Pernambuco em 2022. De trânsito suprapartidário e experiente como parlamentar e ex-ministro da Esplanada, já disputou em 1986, quando perdeu para Miguel Arraes. Algumas vezes colocou seu nome para sondar o cenário, mas recuou. Múcio se aposenta dia 31 de dezembro no TCU e, curiosidade do destino, será substituído no cargo pela ministra Ana Arraes, filha do saudoso Miguel.
Fora da rota
Coincidência ou não, Ana Arraes estava disposta a disputar o governo de Pernambuco depois do racha entre as famílias Arraes e Campos, no início deste ano.
Publicidade
Preparativos
A despeito de toda a polêmica envolvendo já seu nome, o desembargador Kassio Nunes está confiante e faz media training para encarar sua sabatina dia 21 no Senado.
Olho na instância
Um entendedor do Judiciário avisa que o ‘interesse geral’ em torno de Kassio não é a vaga no STF, mas a que será aberta no TRF da 1ª Região. Há muita demanda ali.
Publicidade
Peso da carga
Relatório do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros que circula em gabinetes do Congresso aponta que 84% da receita gerada no Brasil estão nas mãos de menos de 2% das organizações – que geram 48% dos empregos e 64% da massa salarial.
Pequeno segura!
Ainda de acordo com o relatório, as micro e pequenas correspondem a 90% do total de empreendimentos do país e são responsáveis por 39% dos empregos. Se somarmos os próprios empreendedores, passam de 26 milhões de ocupações.
Publicidade
Desprestigiados
Dados da aceleradora de campanhas Baselab apontam que menos de 10% das um milhão de novas candidaturas este ano serão competitivas e profissionais. Os mais prejudicados são os candidatos indígenas, LGBTs, feministas. A solução para eles são redes sociais.

Fervura
O tempo está tão quente e seco que ontem, em Brasília, termômetros bateram os 39 graus às 15h. Enquanto no deserto mais seco do mundo, o de Atacama (Chile), a máxima estava em 28 graus – com 21% de umidade do ar, mais amena que a da capital.
Eles merecem
Aliás, em Ubá (MG), os vira-latas do centro ‘invadiram’ uma bem refrigerada agência da Caixa e sete deles têm passado a noite no ambiente dos caixas eletrônicos.
Publicidade
Tá uma zona mesmo...
...Então a Beth Cuscuz, também conhecida como Flocos de Milho, dona do mais famoso prostíbulo de Teresina, saiu candidata a vereadora pelo MDB da capital.
Círio 2020
O Círio de Nazará em Belém, que tradicionalmente reúne mais de um milhão de pessoas nas ruas, este ano será virtual. Muito difícil para os fiéis. A Vale, a principal patrocinadora, criou um site e um perfil no Instagram para incentivá-los a acompanhar as celebrações: www.vale.com/cirio e @valeconhecer_cirio.
Publicidade
MERCADO
Tropical
Vai a leilão esta semana o famoso e gigante Hotel Tropical em Manaus – em nova tentativa de venda. É de propriedade da fundação Ruben Berta, ligada à falida Varig.
No site
A seção Esplanadeira ganhou página no portal da Coluna Esplanada. É a editoria na qual (conforme rodapé) publicamos as curtinhas de variados assuntos.

Esplanadeira
# O advogado Arnaldo Sampaio lança o livro "O processo do capitão Dreyfus" pela Editora Edipro. # Editora Colli Books faz promoção com descontos de 40% até dia 19. # Inscrições para 2ª edição do programa Zup Bootcamp estão abertas até dia 13. # UNICA doa 332 mil litros de álcool 70% para uso nas eleições deste ano. #Lançamento do "Observatório do Marco Legal da Primeira Infância"; acontece hoje. # Assurant fecha parceria com ConsigaMais+, fintech de crédito consignado privado.